- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Nos dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, sexta-feira e domingo, respectivamente, os “Super Heróis da Liga da Coruja” da Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Deborah Thomé Sayão estiveram na Rua das Crianças da 47ª Feira do Livro da Furg, mostrando que “Todos podem ser heróis, é só acreditar”.
A “Liga da Coruja” é formada por crianças de 4 a 5 anos e uma adulta que, juntamente, vivencia as aventuras. Essas crianças pensam e dialogam o lugar em que vivem (tanto a casa quanto a escola) e, também, as relações que acontecem ao seu redor. São crianças ouvidas pelos adultos, que representam a voz das crianças, suas filosofias de vida e ações. Com muita aventura, durante os últimos anos a “Liga” vem fazendo missões e envolvendo até o poder público. Dentro dessas missões há muitas brincadeiras e o adulto que vive com elas se transporta para o mundo da infância.
A EMEI Prof.ª Deborah Thomé Sayão tem como foco principal desenvolver a criatividade, a imaginação e o encantamento nas suas ações com as crianças. Diante disso, surgiu a “Liga da Coruja”, criada pela professora Vânia Diias Oliveira, através do projeto vigente dos anos 2016, 2017 e 2018. A cada novo ano letivo a “Liga” se renova, pois é composta por crianças do Nível II que desejam ser heróis e possuem o compromisso de alterar o que não está sendo positivo em nosso ambiente. No ano 2019, a professora Larissa de Ávila Terra passou a ser a mediadora dessa turma.
Para a concretude das “Missões”, a professora mediadora propõe que as crianças pensem as soluções para os problemas que elas apresentam, potencializando a criticidade, o pertencimento e o pensamento autônomo. Através dos personagens e da história que na qual se envolverem durante o ano, as crianças incentivam outras crianças a viverem esse universo mágico. Na 47ª Feira do Livro elas revelam que as histórias encantadas podem ser vividas para além dos livros.
A “Liga da Coruja” levou à Feira do Livro da FURG, no ano de 2017, a história “Pipo e Fifi”, de Carolina Arcari, a qual propõe uma reflexão sobre os cuidados que as crianças precisam ter com o seu corpo, a fim de evitar abusos ou atos constrangedores. Neste ano de 2020, a participação da “Liga” teve como tema “Todos podem ser heróis, é só acreditar”.
A “Liga da Coruja” revela que tanto os adultos quanto as crianças podem viver esse mundo da imaginação, é só se deixar levar. A “Liga” também tem o apoio das coordenadoras Pedagógicas Viviane de Oliveira e Angélica Machado, assim como da diretora da Instituição, Roselle Rodrigues.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEI Prof.ª Deborah Thomé Sayão