SMEd participou da “Roda de Conversa: Fazeres e Desafios das Salas de Recursos Multifuncionais”, na 47ª Feira do Livro

Na noite da última quarta-feira, 29 de janeiro, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, da coordenação da Rede Fluxo Saúde-Educação e de duas professoras das Salas de Recursos de escolas da rede municipal, esteve representada na “Roda de Conversa: Fazeres e Desafios das Salas de Recursos Multifuncionais”, a qual foi realizada no Espaço Literário da 47ª Feira do Livro da Furg, no balneário Cassino.

Na oportunidade, a coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd, Elisângela Macedo, explicou como é realizado o trabalho das Salas de Recursos nas escolas da rede municipal, destacando qual o público-alvo e o foco do trabalho. Elisângela destacou que “desde 1998 o município de Rio Grande atua com um olhar diferenciado para estudantes que apresentam Necessidades Educacionais Específicas (NEE) e que, a partir de 2013, as ações foram intensificadas, ampliando-se os espaços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e fomentando-se a Formação Continuada”.

A psicopedagoga Ana Lopresti, coordenadora da Educação na Rede Fluxo Saúde-Educação, falou sobre a importância do trabalho de parceria com a Saúde e Assistência Social, para dar suporte às Salas de Recursos das escolas municipais.

As professoras Juliana Figueiredo (EMEF Dolores Garcia) e Bianca Briesse (EMEFTI Valdir Castro), representando todas as professoras das Salas de Recursos da Rede Municipal, relataram como é seu cotidiano nas escolas em que atuam; ambas destacaram a importância de conhecer o estudante, para então planejar o Plano do AEE, trabalhar através da ludicidade e da parceria/proximidade com as famílias. As professoras também esclareceram ao público as diferentes peculiaridades/realidades de suas escolas e dos atendimentos, já que uma é de Ensino Fundamental Regular e a outra é  de Turno Integral.

Paralelo à Roda de Conversa, foi realizada uma pequena exposição dos materiais/recursos utilizados e confeccionados pelas Salas de Recursos das escolas da Rede Municipal. “Foi um momento muito especial de informação, trocas, valorização do trabalho e visibilidade. A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) está de parabéns pela escolha da temática desta 47ª Edição”, destacou Elisângela Macedo.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão