EMEJA Paulo Freire/Mangueira: Cerimônia de Formatura da 1ª turma de Ensino Fundamental ocorreu na sexta-feira, 13

Na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (EMEJA) Paulo Freire, chamada carinhosamente de “escola andarilha” pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, por atuar de bairro em bairro no município de Rio Grande, realizou a formatura de conclusão do Ensino Fundamental da primeira turma da sede localizada na Vila Mangueira, que iniciou seus estudos em 2018.

Da possibilidade de levar a escola onde não existia uma de forma regular que oferecesse a modalidade EJA, surgiu a EMEJA Paulo Freire”, contou a diretora Flávia Gonzales. A organização curricular da escola Paulo Freire funciona em blocos. São duas turmas em cada um dos três locais onde a escola atua. Um bloco atende os anos iniciais (1º ao 5º) e outro os anos finais (6º ao 9º). As sedes da EMEJA Paulo Freire funcionam na Vila Mangueira, junto à EMEF Ramiz Galvão; na Querência, na Associação dos Moradores, cujo local foi solicitado pelos próprios alunos, “por esse diferencial de pertencimento com a Associação”; e na EMEF Prof.ª Zelly Pereira Esmeraldo, no bairro Cidade de Águeda.

“Há quem diga que o ensino fundamental não é grande coisa, mas eu digo, por mim e pelos meus colegas e amigos, que pra nós foi uma grande conquista sim; sou grata a toda equipe de educadores(as) da EMEJA Paulo Freire, por nos ensinarem, nos colocarem pra frente quando pensamos em desistir”, destacou a formanda  Andreia Pintanel.

Para a formanda Anelita Nascimento, “foram muitos momentos de tensão na Matemática com a Prof.ª Gabi; muitas risadas, alguns choros e  muitos porquês da Prof.ª Gláucia; as matérias sobre História e Geografia com a Prof.ª Ana Cristina; e muita reflexão sobre a vida com a diretora Flávia. Mas, enfim, etapa concluída.Agora vamos em busca do Ensino Médio”.

Os 13 alunos(as) formandos(as) da EMEJA Paulo Freire/Mangueira escolheram o vereador André Lemes como padrinho.  “Ontem, foi uma das noites mais inesquecíveis da minha caminhada pessoal e profissional. Uma noite daquelas que marca, profundamente, a vida da gente. Uma noite de pura alegria e emoção. Tive a honra de ter sido padrinho desses formandos(as),  que superaram todas as adversidades da vida para retomar seus estudos”, destacou o vereador André Lemes.

Nesta terça-feira, dia 17 de dezembro, acontece a Cerimônia de Formatura da turma da EMEJA com sede na Querência. O evento será realizado na Associação de Moradores da Querência (Av. Atlântica, 1443), às 19h30min.

 

SMEd
Roberton Reis