Cerimônia de Premiação do “6º Festival de Vídeo Estudantil do Rio Grande/RS” aconteceu na última sexta-feira, dia 06

Na última sexta-feira, dia 06 de dezembro, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), e em parceria com o Projeto de Extensão “Oficina de Produção Audiovisual nas Escolas“, do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizou a Cerimônia de Premiação do “6º Festival de Vídeo Estudantil do Rio Grande/RS”.

O evento foi realizado no Auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul), no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em dois turnos: manhã, com a premiação das produções audiovisuais dos(as) alunos(as) da Educação Infantil e Anos Iniciais; e tarde, com a premiação dos vídeos produzidos pelos(as) estudantes dos Anos Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Neste ano, 24 escolas da rede pública municipal de ensino participaram do “6º Festival de Vídeo Estudantil do Rio Grande/RS”, totalizando 70 produções de vídeos, que abordaram os mais diversos temas. Nesta 6ª edição do Festival, duas novas categorias foram inseridas: Animação e Documentário.

As atividades do Festival de Vídeo Estudantil aconteceram entre os meses de abril e outubro, tendo como objetivo motivar a produção audiovisual, desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar.

A Cerimônia de Premiação foi dividida em dois momentos: primeiro, houve a exibição dos trailers das produções dos(as) alunos(as) da rede pública  municipal (23 de manhã e 47 de tarde) e, logo após, foram entregues as premiações aos participantes, nas diversas categorias.

As escolas do campo localizadas da Ilha dos Marinheiros (EMEFs Apolinário Porto Alegre, Coração de Maria e Renascer) fizeram bonito na Cerimônia de Premiação das produções da Educação Infantil e Anos Iniciais, conquistando 12 das 14 premiações as quais concorreram. A EMEF Sylvia Centeno Xavier, também da Ilha dos Marinheiros, venceu a categoria “Melhor Animação/Anos Finais”, com o vídeo “O Pastel e o Donut”.

Sinto-me muito feliz e extremamente grata por fazer parte de uma rede de educação que tem um trabalho tão diversificado e com resultados tão bonitos quanto os da nossa rede municipal. No ano que vem, teremos a oportunidade de mostrar toda essa produção audiovisual em um evento que o Município irá realizar. Isso mostra que o trabalho que é feito pelos(as) professores(as), articuladores(as) e alunos(as) é de muita qualidade e importância”, destacou a secretária de Município da Educação, Vanessa Pintanel.

De acordo com a coordenadora do NTM, Maria de Fátima Baldez, “Nós não chegaríamos à  6ª edição de um Festival de Vídeo Estudantil, onde a produção é dos(as) estudantes, acompanhados pelos articuladores(as) e professores(as) responsáveis, se nós não tivéssemos encantamento desde a 1ª edição. O Festival traz a proximidade do mundo dos nossos estudantes em  forma de vídeo; eles contam as suas histórias, cada um com a sua sensibilidade, então o mundo é demonstrado através do Festival de Vídeos. Aí está o encantamento: quando o(a) aluno(a) permite mostrar-se, trazendo seu mundo à tona para que nós possamos lançar o nosso olhar sobre ele(a)”.

Acesse aqui a lista com os premiados da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

Acesse aqui a lista com os premiados dos Anos Finais e da EJA.

 

SMEd
Roberton Reis