ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PALESTRAS DO PROJETO MAR DE AREIA

Crédito: Fábio Dutra

Fonte: www.jornalagora.com.br

Foi finalizado o ciclo de palestras do Projeto Mar de Areia nas escolas municipais de Rio Grande. Entre agosto e novembro, 49 turmas de 9º ano do Ensino Fundamental puderam conhecer a pré-proposta de criação de duas Unidades de Conservação nas dunas Rio Grande, que está atualmente sendo desenvolvida pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema). Na ocasião, os técnicos Cecília Pfarrius e Eliandro Rodrigues apresentaram a importância do sistema de dunas litorâneas de Rio Grande e a necessidade de sua proteção a cerca de 850 alunos que receberam o material informativo do projeto.

Para a professora Cecília Pfarrius, educadora ambiental, as palestras foram muito bem recebidas pelas escolas, destacando-se a sua grande abrangência geográfica, pois atingiram todo o município. “Muitas vezes, o acesso rodoviário ou mesmo o contato com as escolas em localidades remotas eram difíceis, mas ao final todas as escolas puderam participar e aprovaram a atividade. Alguns alunos não conheciam pessoalmente a praia e ficaram sensibilizados com a oportunidade de terem contato com o tema através da visita do Nema“.

Para a coordenadora do projeto, Lilian Wetzel, o objetivo da atividade era o de buscar despertar os jovens atores sociais para o seu protagonismo cívico em prol da conservação costeira do município em que residem. Nesse sentido, foi fundamental trazer as dunas litorâneas Rio Grande também até os estudantes que moram nos bairros mais interiores, ressaltando que as dunas são patrimônios de todos. “É essencial que todos os cidadãos de Rio Grande abracem as dunas, tanto os moradores mais próximos da praia, como os do Cassino e da 4ª Secção da Barra, quanto aqueles de bairros distantes, como Capilha ou Ilha dos Marinheiros. Devemos recordar que todos os rio-grandinos são habitantes da zona costeira do país, caracterizada por grande beleza e importância ambiental, mas também alta vulnerabilidade a intensos e frequentes impactos humanos. O extenso cordão de dunas litorâneas de nosso município, que consiste na mais estreita faixa de transição entre mar e terra, desempenha importantes funções e traz benefícios para o município de Rio Grande como um todo, devendo assim ser objetivo da atenção e de preocupação de todos os seus habitantes“.

O Projeto Mar de Areia é executado pelo Nema, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Grande, através de sua Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMMA). Através de estudos técnicos e atividades educativas, visa a fomentar o processo sociopolítico de criação de duas Unidades de Conservação nas dunas de Rio Grande, associados a imensos benefícios ambientais e um alto potencial de desenvolvimento socioeconômico por meio de atividades sustentáveis na região. “Sendo o apoio da sociedade e das instituições envolvidas na gestão costeira do município fundamental neste processo,  o Projeto Mar de Areia espera com as palestras ter conquistado novos apoiadores e que os jovens estudantes contribuam para a divulgação das ideias“, conclui Lilian.