Núcleo de Alimentação Escolar realizou “2ª Capacitação para Manipuladoras de Alimentos” nos dias 19 e 20 de novembro

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), nos dias 19 e 20 de novembro, realizou, na sede do Núcleo, a “2ª Capacitação para Manipuladoras de Alimentos” das escolas da rede pública municipal de ensino. Os assuntos abordados foram: atualizações em educação alimentar e nutricional, manual de boas práticas e fichas técnicas.

O instrumento utilizado para educação alimentar e nutricional foi a 2ª edição do Guia Alimentar para População Brasileira – publicada pelo Ministério da Saúde em 2014. De acordo com a equipe técnica do NAE, as nutricionistas Rita Caetano, Bruna Limons e Flávia Scattolin, o Guia consiste em um documento público mais atualizado e completo para consulta sobre informações referentes à alimentação saudável e adequada.

Além do guia, foram divulgadas informações sobre os manuais de boas práticas, documento elaborado para descrever o trabalho executado em cada unidade escolar e a forma correta de fazê-lo. Os manuais de boas práticas foram elaborados a partir das visitas realizadas em todas as escolas nos anos de 2018 e 2019 e serão entregues no início do ano letivo de 2020. Cabe salientar que cada manual é exclusivo e escrito com base no que foi observado nas visitas.

Também foram apresentadas as fichas técnicas de preparação, documento que permite a padronização de preparações e que contém o equilíbrio de nutrientes calculados pela nutricionista, visando a adequação da alimentação nas escolas. As fichas técnicas também serão entregues a partir do início do ano letivo de 2020.

A equipe do NAE encerrou o encontro com o Quiz Kahoot – que consiste em um recurso digital que opera como um game show. Esse instrumento consiste em um questionário de múltipla escolha, elaborado de acordo com os temas desenvolvidos, onde os participantes jogam através de seus dispositivos eletrônicos, tablets ou computadores, em modo on line.

As vencedoras do quiz foram agraciadas com uma cesta de produtos in natura, gentilmente ofertada pelos produtores locais, os quais atendem 26 escolas da rede municipal através da Agricultura Familiar.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE