SMEd realizou Encontros Finais do “Processo Formativo para Professores(as) Alfabetizadores(as)”

A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Iniciais, em parceria com o Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (Lapil), do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), encerrou, nos dias 05 e 07 de novembro, o processo formativo realizado com as professoras alfabetizadoras, iniciado em abril deste ano.

Nos encontros formativos foram tratadas temáticas específicas da alfabetização, como consciência fonológica; a organização do trabalho escolar e os recursos didáticos da alfabetização; avaliação e monitoramento da aprendizagem. Os assuntos foram abordados de forma teórico-prático, alinhando os aspectos teóricos às atividades realizadas em sala de aula e buscando incentivar os docentes a pensar e repensar de forma partilhada seu fazer pedagógico, assim como rever e propor as intencionalidades, os objetivos e as intervenções adequadas a cada criança, próprias do papel do professor alfabetizador, em um ir e vir constante”, explicou Juliane Alves, coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais.

Diferentes momentos significativos fizeram parte desta navegação, que por meio da partilha de sonhos, criatividade, concepções, afetos e escutas potencializaram aos participantes projetar as infinitas possibilidades e movimentações da alfabetização, aproximando-se do movimento ondulatório do mar, que nos fazem navegar em mares conhecidos e desconhecidos, nos desafiando a desbravar novos trajetos e rotas.

Esses momentos, assim como tantos outros, proporcionaram reflexões e trocas do fazer docente, seus desafios e as inúmeras possibilidades que o movimento do processo de alfabetização propõem aos que nela se aventuram ao navegar”, finalizou Juliane.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Iniciais