- Fotos: Divulgação/SMMAS
- Fotos: Divulgação/SMMAS
- Fotos: Divulgação/SMMAS
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Na próxima quinta-feira (21), às 10h, no Teatro do Centro de Eventos, será realizada pela Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), a cerimônia de formatura da 1ª edição do Promotores da Paz. O projeto desenvolvido pela Guarda Municipal e visa, entre outros aspectos, intensificar ainda mais as medidas de aproximação com a comunidade escolar.
De acordo com informações repassadas pelas SMMAS, participaram do projeto neste primeiro ano, cerca de 350 alunos estudantes das sete escolas contempladas, as EMEFs: Mate Amargo, Altamir de Lacerda, Admar Corrêa, Zelly Pereira Esmeraldo, Olavo Bilac, Viriato Correa e Frederico Ernesto Buccholz.
Ainda de acordo com a Secretaria durante a cerimônia de formatura 15 alunos irão subir ao palco para receber o certificado representar o restante dos colegas. Além dos estudantes, cada uma das sete escolas também receberá um certificado de participação.
Em entrevista, a Superintendente de Segurança e Proteção Social, Maria Ivonilda Netto Sarmento, destacou que a 1ª edição do projeto Promotores da Paz, colheu bons resultados. “A comunidade escolar que participou demonstrou uma excelente receptividade em relação aos conteúdos.”, disse a superintendente.
PROMOTORES DA PAZ
As ações que compõem o projeto Promotores da Paz, organizado e executado pela Guarda, foram elaboradas a partir da justificativa de que as relações sociais que se estabelecem na escola, assim como na família, possibilitam que o indivíduo tenha uma percepção crítica de si e da sociedade, podendo entender sua posição, inserção social e construir a base de respeitabilidade para com o próximo.
Dessa forma, através da conversa e atividades pedagógicas que tratam de assuntos como civismo, cidadania, inclusão social, pertencimento, drogadição, dicas de segurança pessoal, meio Ambiente, o objetivo do projeto é estimular em alunos do 6º ano a criação de consciência sobre suas virtudes, promover reflexão sobre suas atitudes e despertar nesses alunos o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
Para planejar e ministrar as aulas e palestras foram selecionados servidores da Guarda que já possuem alguma formação voltada para a área do ensino. Uma apostila que norteou as atividades foi elaborada por esse grupo de servidores e revisada pela Secretaria de Município da Educação (SMEd).As aulas oferecidas pelo projeto também já fazem parte do calendário escolar oficial.
Com informações da SMMAS