ESTUDANTES DA PRIMEIRA TURMA DO 9º ANO DA ESCOLA BILÍNGUE SÃO DIPLOMADOS

Divulgação – PMRG

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Em linguagem de sinais, mãos para cima e balançando significam palmas. Muitas foram oferecidas para estudantes da primeira turma do 9º ano da Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino. Eles foram diplomados, na noite de quinta-feira (14), em cerimônia realizada no auditório do Sinterg, em Rio Grande, num evento prestigiado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, professores e professoras, direção da escola e familiares dos formandos.

O prefeito considerou “emocionante” a formatura dessa primeira turma, cuja escola foi implantada durante sua gestão, e comentou que deseja que a Carmem Baldino se qualifique, ainda mais, para acolher a comunidade com deficiência auditiva, permitindo que esses e outros estudantes tenham acesso à educação plena. Disse que a administração municipal atua para que o corpo docente, hoje bastante eficiente e qualificado, se fortaleça e possa, cada vez mais, contribuir na formação de mais jovens. “Eu vibro com esse momento e quero acompanhar o crescimento todos e todas dessa escola”, reforçou com emoção o prefeito, parabenizando pais, mães e o corpo docente, cujo envolvimento, acredita, é fundamental na educação desses e de todos os jovens estudantes que ingressam na escola.

Três estudantes concluíram essa fase do Ensino Fundamental. São: Diogo dos Santos Soares, Hellena Pontes Avila e Hérick Poshi de Souza Freitas. A diretora da Escola Maria Auxiliadora Terra Duarte falou da felicidade de estar entregando diplomas para a primeira turma do Ensino Fundamental que, a partir de agora, estão aptos para o Ensino Médio. Disse que a formatura é um grande incentivo para a escola e para seu corpo docente continuarem realizando esse trabalho, sempre com excelência.

História

A Escola Bilíngue foi criada em fevereiro de 2015 e leva o nome de Carmem Regina Teixeira Baldino, uma professora que faleceu aos 51 anos, no ano anterior à fundação da escola. A instituição de ensino surgiu após vários anos de mobilização de professores e professoras que lutavam para a implantação de uma escola voltada para a educação bilíngue. Em 2015, o prefeito Alexandre Lindenmeyer assinou o decreto que criou a escola. Carmem Baldino foi uma das idealizadoras do projeto. Atualmente, a Escola Carmem Baldino é uma referência na região sul e no estado na educação a estudantes surdos.