De 05 a 09 de novembro, acontecerá, na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), o “I Colóquio Internacional de Educação e Memória e o VIII Encontro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas” (RIAPEP), O evento é uma promoção coordenada pelo Núcleo Educamemória, em ação conjunta com o programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/FURG), com apoio do Programa de Educação Ambiental (PPGEA), e da Red de Investigación Acción Participativa y Educación Popular en Universidades Públicas – RIAPEP.
No dia 7 de novembro, a partir das 8h30min, estará acontecendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista a inserção desse grupo no território educativo, com a finalidade de promover o diálogo sobre as problemáticas da comunidade na qual a Escola está inserida e debater de que forma as mesmas acabam perpassando e interferindo em algumas proposições da escola, tendo-se, então, o exercício da Roda de Diálogo, que é um espaço de reflexão de análises de potenciais ações e de definição de estratégias a serem executadas em médio prazo. A Roda de Diálogo com o grupo RIAPEP estará acontecendo também nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental São Miguel e cidade do Rio Grande/CAIC.
A RIAPEP é o coletivo de pesquisadores que reúne as universidades argentinas e brasileiras (UBA, UNPA, UNJU, FURG). O evento inaugura o debate Internacional da Educação e Memória do Núcleo Educamemória, espaço de Extensão-Pesquisa-Formação do Instituto de Educação da FURG e celebra os 10 anos do Núcleo.
A iniciativa busca fortalecer os espaços participativos de produção coletiva do conhecimento, seja de pesquisadores, de professores e de coletivos que atuam no campo da Educação e da Memória, fortalecendo a linha de pesquisa ‘Formação de Professores e Práticas Educativas’ do programa de Pós-Graduação em Educação da Furg, especialmente na ampliação e solidificação de suas relações internacionais especialmente as relacionadas com coletivos acadêmicos de diferentes pesquisadores que atuam com práticas participativas de investigação na América Latina. Os coletivos acadêmicos que compõem a RIAPEP são compostos por Professores, estudantes e sujeitos de organizações e movimentos sociais.
Os encontros da Rede RIAPEP tiveram seus inícios em 2013, em Buenos Aires (UBA); em 2014, em Rio Gallegos (UNPA) e em Buenos Aires (UBA); em 2015, em Jujuy (UNJU); em 2017, em Buenos Aires (UBA); em 2018, em Jujuy (UNJU); e em 2019, a sede é no Brasil (FURG), em ação coordenada pelo Prof. Dr. Carmo Thum e pela Profª. Vânia Alves Martins Chaigar, e pelos membros do Grupo de Pesquisa Educamemória – Educação e Memória/CNPq.
A contribuição do evento para a Ciência está na produção acadêmica de conhecimento, produtos desses debates, e na criação de espaços de partilha de pesquisas em curso, na formação continuada de pesquisadores e de orientandos de mestrado e iniciação científica. Em termos de inovação, é uma proposição que se insere dentro do processo de internacionalização da ciência, propondo ações Sul-Sul, pois envolve acordos e convênios internacionais articulados pelo Núcleo Educamemória, com a mediação da Reinter.
Na programação, estão previstos dois momentos abertos para toda a comunidade acadêmica. No dia 6 de novembro, acontecerá a primeira edição do Colóquio Internacional. Na tarde do dia 8, haverá uma atividade compartilhada, que envolverá toda a comunidade acadêmica. As atividades serão realizadas na sala 4110 do pavilhão 4 e as inscrições serão feitas no local.
Nos demais dias a pauta interna de trabalhos envolve os membros da RIAPEP e convidados.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF São João Batista