- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) firmou parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE) para dar continuidade a ações formativas referentes ao Projeto “Formação de Professores(as) das Redes Públicas”, financiado pelo CMPC, através da Lei de Incentivo ao Esporte, e está promovendo o “Curso de Formação Continuada em Esporte Educacional”, que é direcionado aos(às) professores(as) de Educação Física que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais; a professores(as) que atuam na Hora-Atividade e trabalham com Educação Física; e a professores(as) regentes de turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O objetivo do Projeto, neste primeiro ano de intervenção no território, é contribuir com a formação dos(as) educadores(as) e a qualificação dos projetos e programas nas áreas da Educação Física e Alfabetização Corporal. A ideia é valorizar a escola como um espaço significativo de prática consciente da Educação Física e do Esporte e, consequentemente, ampliar a oferta de atividades regulares para os(as) alunos(as), desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
O primeiro módulo do Curso aconteceu no dia 29 de agosto e foi ministrado pelos formadores do IEE, Fábio D’Angelo e Josemar Paixão. No encontro, os(as) participantes tiveram a oportunidade de integrar a teoria e a prática da Educação Física/Corporal em conteúdos relacionados com os princípios pedagógicos do Esporte Educacional e da Alfabetização Corporal/Esportiva, além de realizarem planejamentos pedagógicos utilizando o jogo e a brincadeira como meio para o desenvolvimento da alfabetização corporal, objetivando, assim, a qualificação e a ampliação da oferta (tempo) de atividades de educação.
O segundo encontro formativo foi realizado na última quinta-feira, dia 19 de setembro, sendo ministrado pelos formadores Josemar Paixão e Ceres Carvalho. Na oportunidade, os formadores do IEE realizaram um diálogo com professores(as) e gestores(as) sobre a “Pedagogia do Esporte e suas variáveis”, com a intenção principal de alcançar a prática reflexiva.
Os(as) participantes, durante esse segundo encontro formativo, dividiram-se em comissões (Abertura e Encerramento, Jogos e atividades, Mídia e Decoração e Gerenciamento) e tiveram a oportunidade de planejar um mini evento com a temática “Corpo em movimento” (o qual será realizado no próximo módulo, no dia 03 de outubro), destinado a crianças do Nível I, 1º e 2º anos da EMEF Frederico Ernesto Buchholz, local onde são realizados os encontros formativos.
“Os(as) professores(as) de Rio Grande têm se mostrado altamente engajados e ativos no processo de formação, e um ponto altamente positivo é a troca de experiência, por se tratarem de profissionais de diferentes contextos. Eles(as) têm compartilhado suas ferramentas de trabalho, e isso fortalece o método que lhes foi apresentado, mas principalmente, os fortalece enquanto grupo de professores(as) da rede pública municipal de ensino de Rio Grande. A ideia é que eles(as), ao longo desses três encontros formativos, possam sair com uma cartilha de bons jogos para acessar o repertório motor das crianças, ampliando-a na perspectiva do Esporte Educacional, e que possam utilizar o jogo como um recurso para trabalhar as manifestações corporais das crianças e, também, sobre as variáveis que o professor pode estimular para alcançar os seus objetivos, o que denominamos sistema PROTEGE”, destacou Josemar Paixão, formador do IEE.
“Estamos com uma expectativa enorme para o próximo encontro formativo, tanto no que diz respeito à realização do evento, quanto à realização do ‘Seminário de Boas Práticas’, que encerrará este primeiro ciclo formativo com a aplicabilidade das ferramentas que nos foram apresentadas e com troca de experiências entre os participantes do processo formativo”, relatou Leontine Santos, assessora Pedagógica da Educação Física da SMEd.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física