- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), em parceria com as prefeituras e a comunidade escolar gaúcha.
A execução do JERGS se justifica por proporcionar aos (as) alunos (as) da rede pública escolar a prática do esporte educacional e, com esta prática, qualificar a sua cidadania, com vista à construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação, através de princípios como compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, responsabilidade e cultura da paz, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas mobilizando a comunidade escolar em prol do esporte educacional. As disputas ocorrem nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino.
São modalidades do Jergs: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, além de Atletismo, Bocha Paralímpica e Tênis de Mesa para alunos com deficiência. Os jogos são disputados em quatro etapas: Municipal, de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. Ainda ocorre a etapa pré-seletiva com os campeões do JERGS 2018 para, então, realizarmos a Seletiva RS – cruzamento das escolas públicas e privadas – para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).
Na última quinta-feira, dia 19 de setembro, alunos(as) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Garcia, que está localizada no bairro Parque Guanabara, participaram da fase de Coordenadoria dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul 2019 (JERGS), na modalidade Xadrez.
A competição ocorreu na EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins. Sob a coordenação do Professor Daniel Moraes, classificaram-se para a etapa estadual da modalidade Xadrez, que acontecerá em Porto Alegre, nos dias 27 e 28 de setembro, os seguintes alunos(as): Helena Oleiro Farias e Eduardo Belloti.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Dolores Garcia