ALUNOS DA VILA MANGUEIRA VISITARÃO MUSEUS, CINEMA E BIBLIOTECA

Divulgação

Fonte: www.jornalagora.com.br

Novas experiências de conhecimento serão proporcionadas a cerca de 200 crianças e adolescentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiz Galvão, na Vila Mangueira, em Rio Grande, a partir da segunda quinzena de setembro, começando na quinta-feira, dia 19. Com o projeto “Outro Olhar –  Vila Mangueira”, patrocinado pela Braskem, os alunos irão participar de atividades voltadas ao lazer, à educação ambiental, história e arte. A programação desenvolvida em conjunto com a direção da escola inclui visitas a museus, bibliotecas, cinema, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) entre outros espaços. “Eles terão a oportunidade de conhecer o entorno onde vivem, vão ter outras perspectivas e desenvolver senso crítico. Irão passear, por exemplo, na vagoneta, que entra nos Molhes da Barra”, afirma Carla Joner, produtora cultural da Joner Produções e coordenadora do projeto.

Com essas vivências, os alunos terão um novo olhar sobre a cidade onde moram e uma percepção diferente da sua realidade, já que a escola está localizada em uma área de vulnerabilidade social e carente de infraestrutura. Até dezembro, serão realizados 5 passeios, em grupos de 40 alunos divididos por faixa etária, acompanhados por professores da Escola, educadores ambientais, arte-educadores e historiadores.

O primeiro deles, marcado para o dia 19 de setembro, será ao Centro Histórico do Rio Grande. Lá, os alunos visitaram a Biblioteca Pública Municipal, o Mercado Público, a Igreja da atriz Catedral de São Pedro e o Museu da Arte Sacra. As crianças do 4° e 5°anos serão acompanhadas por professores, equipe executiva do projeto, além de educador ambiental do Caminho Marinho, arte-educador do Camarim Arte e Cultura e um professor de História. Para completar a jornada, haverá um piquenique na Praça Xavier Ferreira, e também uma oficina de confecção de fantasias de tartaruga, realizada pelo caminho Marinho. As peças serão entregues às crianças no evento de encerramento.

Entre as outras visitas programadas está o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), no Cassino, onde participarão de palestras e de um mutirão de limpeza com coleta de lixo nas dunas.  O material será levado para sala de aula para realização de trabalho educativo de conscientização sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. Os alunos também conhecerão o Espaço Estação Balnear e terão a oportunidade de fazer cascos de tartarugas, com material reciclado, e depois pintar. Essa ação será também em parceria com o projeto Caminho Marinho.

O passeio ao balneário Cassino terá visitação à Estação Férrea (Centro Cultural) e ao Cine Dunas, antigo cinema de calçada, onde os alunos assistirão a uma sessão especial de cinema. Após, haverá piquenique na Praça Dídio Duhá. A cada passeio, as turmas receberão boné, camiseta, mochila e lanche.

O encerramento das visitas será marcado por um evento de confraternização com alunos, professores, produtores do projeto e representantes da Braskem, em dezembro. Na ocasião, será montada uma exposição de trabalhos elaborados em sala de aula, a partir do que os grupos vivenciaram nas atividades. Desenhos, leituras poéticas, artesanato e música estarão na mostra para que o olhar, curioso e investigativo de cada um, seja compartilhado. “Para a Braskem, participar do projeto ‘Outro Olhar – Vila Mangueira’ é contribuir para que estas crianças e adolescentes tenham um ‘outro futuro'”, afirma o gerente de relações institucionais da empresa, João Freire.

Sobre a Braskem

Os 8 mil integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular.  Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões, a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para clientes em aproximadamente 100 países.