Fundação Bunge homenageia personagens importantes dos 10 anos do programa de voluntariado Comunidade Educativa

Homenagens e reconhecimento

 

Equipes da Bunge e da SMEC com a diretora da EMEF Navegantes - Crédito Leandro Ferreira

De 30 de março a 1º de abril, cerca de 220 voluntários do Comunidade Educativa, de diversos locais do país, estiveram presentes em São Paulo para comemorar 10 anos do programa. A celebração aconteceu no 6º Encontro Nacional de Voluntários, que contou com momentos de integração, troca de experiências, formação e, também, homenagens às pessoas que fizeram e ainda fazem parte da história do programa.

As homenagens foram conduzidas por Pedro Parente, presidente da Bunge Brasil e por Cláudia Calais, Diretora Executiva da Fundação Bunge. “Homenageamos pessoas importantes para a história dos 10 anos do Comunidade Educativa e que representam todos os que fazem parte dela”, conta Cláudia.

Entre os homenageados, Antonio Carlos Martinelli e Adriana Teixeira Costa, representando os consultores do programa; Eloísa Helena Mota, representando os coordenadores do Comunidade Educativa; Severino Martins da Paz, o voluntário mais antigo do programa, representando os voluntários; Lucenir Pereira Machado Pereira, diretora da EMEF Navegantes, da cidade de Rio Grande (RS), representando as escolas parceiras; Maria Arlete Leão Cardoso, professora da Unidade Escolar Benjamin Borges, na zona rural de Tucuns, em Uruçuí (PI), representando os educadores; Márcia Melo, de Cajati (SP), representando as regiões que não fazem mais parte do programa; Evaldo Marcelino da Silva, representando os gestores locais; além de Alberto Weisser e Pedro Parente, representando a Bunge Brasil.

O Comunidade Educativa, programa de voluntariado corporativo da Bunge,  tem por objetivo estimular a leitura em escolas e espaços comunitários, visando contribuir para a formação de cidadãos aptos em leitura, conscientes de seu papel no presente e comprometidos com o futuro.

A proposta, a partir de 2012, é incentivar a prática da leitura de forma lúdica e prazerosa, através da mediação de leitura, da criação de espaços de leitura e de eventos de mobilização, permeando diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança, literatura, artes visuais e música. O programa está presente em Rio Grande/RS, desde 2005 e hoje é desenvolvido em sete escolas do município.

Maria Mirta Calhava de Oliveira

Consultora da Fundação Bunge