- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Com a palestra: “Dicas de Segurança no Cotidiano e no Uso das Redes Sociais”, a Prefeitura do Rio Grande, através da Guarda Municipal, iniciou na manhã de ontem (5) as atividades do segundo semestre do projeto “Promotores da Paz”.
A ação, que configura o quarto ciclo de palestras desde o início do programa, foi desenvolvida com alunos do 6º ano da EMEF Olavo Bilac, na Vila da Quinta, e ainda passará por mais três escolas.
Ao todo, seis instituições de ensino participam do projeto nesta primeira edição, são elas, além da EMEF Olavo Bilac, as escolas: Mate Amargo, Altamir de Lacerda, Admar Corrêa, Zelly Pereira Esmeraldo, Viriato Correa e Frederico Ernesto Buccholz.
Promotores da Paz
O “Promotores da Paz” é organizado e executado pela Guarda Municipal do Rio Grande com o objetivo de estabelecer uma aproximação ainda maior com a comunidade escolar tendo a justificativa de que as relações sociais que se estabelecem na escola, assim como na família, possibilitam que o indivíduo tenha uma percepção crítica de si e da sociedade, compreendendo com mais facilidade seu papel perante a construção coletiva e de respeito ao próximo.
Nesse sentido, o projeto consiste na realização de aulas e outras atividades pedagógicas que tratam de assuntos como civismo, cidadania, inclusão social, pertencimento, drogadição, dicas de segurança pessoal, meio ambiente e etc. A meta é reforçar e/ ou despertar nos alunos a consciência sobre suas virtudes e atitudes, além do conhecimento sobre seus direitos e deveres como cidadãos.
Segundo informações repassadas pela Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), para planejar e ministrar as aulas e palestras do projeto foram selecionados Guardas Municipais que já possuem alguma formação voltada para a área do ensino. Uma apostila que norteia as atividades foi elaborada por esse grupo de servidores e revisada pela Secretaria de Município da Educação (SMEd). Além disso, as ações do projeto foram incluídas no calendário escolar oficial.
Com informações da SMMAS
Fotos: Divulgação/SMMAS