- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Nos dias 25 e 26 de junho, os(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) das escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Grande reuniram-se na sede do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), da Secretaria de Município da Educação (SMEd), onde participaram de uma formação sobre a Lei 13.666/2018, a qual prevê a inclusão da Educação Alimentar e Nutricional no currículo escolar como tema transversal nas disciplinas de Ciências e Biologia.
O instrumento utilizado como sugestão no aprofundamento do tema foi a 2ª edição do Guia Alimentar para População Brasileira – publicada pelo Ministério da Saúde em 2014. De acordo com a equipe técnica do NAE, as nutricionistas Rita Caetano, Bruna Limons e Flávia Scattolin, o Guia consiste em um documento recomendado para a consulta sobre informações referentes à alimentação saudável e adequada, a partir do qual é possível elaborar inúmeras atividades para desenvolver com os(as) estudantes, de acordo com os níveis de ensino.
A equipe do NAE apresentou ao grupo presente o Quiz Kahoot – que consiste em um recurso digital que opera como um game show. Esse instrumento consiste em um questionário de múltipla escolha, elaborado pelo professor, de acordo com o tema desenvolvido com os(as) estudantes, que participam através de seus dispositivos eletrônicos, tablets ou computadores, em modo on line. Essa atividade dialoga com a contemporaneidade e utiliza artefatos digitais como ferramentas pedagógicas, possibilitando uma experiência de aprendizagem interativa, reduzindo o tempo dedicado à parte expositiva e possibilitando a introdução do conteúdo de forma dinâmica, interativa e lúdica.
Foi destacado pelos(as) participantes a importância do tema proposto e a sugestão de estratégia pedagógica também para o fortalecimento das competências sócio emocionais com os(as) estudantes.
As vencedoras do Quiz, as professoras Daiane Braz, da EMEF Pedro Carlos Peixoto Primo; e Paula Minho,da EMEI Castelo Branco, foram agraciadas com uma cesta de produtos in natura, gentilmente ofertados pelos produtores locais, que atendem 26 escolas da rede municipal através da Agricultura Familiar.
“Os(as) participantes expressaram à equipe do NAE a alegria em conhecer o espaço do Núcleo e em terem suas experiências valorizadas nas interações propiciadas no decorrer da tarde de formação, aquecida por um café saborizado pela descontração e alegria do encontro com os(as) colegas, na certeza de que todos os espaços da escola são educativos e que uma das atividades mais propícias ao ato pedagógico é a partilha do alimento, do convívio que nutre as necessidades humanas, sejam elas de conhecimento, alimento ou afeto”, destacou a coordenadora do NAE, Rita de Cássia Nascente Caetano.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE