EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares promoveu ações alusivas à “Semana Nacional do Meio Ambiente”

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. No Brasil, o Decreto nº 86.028/1981 instituiu em todo o país a “Semana Nacional do Meio Ambiente“.

Dentro das ações alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente, na última quinta-feira, 05 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares, que está localizada na comunidade do Barro Vermelho, interior do Povo Novo, desenvolveu algumas atividades que envolveram todos(as) os(as) alunos(as) da escola, desde a Educação Infantil até o 5º Ano.

Em um primeiro momento, as professoras colocaram uma música de sensibilização, a fim de que os(as) alunos(as) pudessem imaginar como seria um planeta onde houvesse uma consciência ambiental e um respeito a tudo aquilo que compõe este meio. A partir daí, os(as) alunos(as) do turno da manhã carimbaram suas mãos em cartazes, formando o desenho de um planeta e, dentro cada um, escreveram o que podemos fazer para viver em harmonia com o meio em que habitamos.

Os(as) estudantes do turno da tarde, usando as próprias mãos como carimbos, gravaram  palavras de bons sentimentos que devemos ter para com o meio em que vivemos, bem como para com o outro. Em seguida, cada aluno plantou uma muda, formando uma horta suspensa. “É importante que todos nós tenhamos a consciência de que o meio ambiente não nos pertence, e sim nós é que pertencemos ao meio ambiente”, destacou a diretora da EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares, Vivian Paes.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares