- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através dos Núcleos dos Anos Finais e de Educação do Campo, realizou, no dia 18 de maio, na EMEF Maria Angélica Villanova Leal Campello, que está localizada no Taim, o “1º Encontro das Escolas do Campo de Anos Finais”. Participaram da atividade as escolas da rede pública municipal de Ensino Fundamental Cristóvão Pereira de Abreu (Ilha da Torotama), Sylvia Centeno Xavier (Ilha dos Marinheiros) e a escola anfitriã.
O objetivo do encontro foi a partilha de saberes e práticas pedagógicas de sucesso realizadas pelas três Escolas do Campo, o diálogo acerca do processo formativo planejado para o ano de 2019, além de elencar os desafios da Educação do Campo, com o propósito de planejar os próximos encontros de formação para esse grupo de professores(as) dos Anos Finais das referidas escolas.
O grupo de professores(as) e as assessoras da SMEd foram muito bem acolhidos na EMEF Maria Angélica, onde a equipe diretiva recebeu a todos(as) de maneira muito afetuosa, saudando os(as) participantes do encontro com um delicioso café coletivo e apresentando as dependências da instituição para os(as) visitantes.
Após uma dinâmica realizada pela assessoria da SMEd, para que o grupo se conhecesse, houve a apresentação da Equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PET, que abordou os dados que o Município apresenta em relação a essa problemática, dando ênfase à zona rural.
No segundo momento do encontro, houve a partilha das práticas de sucesso desenvolvidas pelas escolas, a apresentação dos projetos que as mesmas desenvolvem, e a explanação sobre o que planejaram em relação à formação, assim como a fala acerca dos desafios que cada escolas apresenta, diante do seu contexto local e das suas peculiaridades.
“Dentre as várias temáticas abordadas pelas escolas, podemos citar as práticas esportivas integradoras, o uso de mídias digitais, os shows temáticos, a participação na Olimpíada de Matemática, o Festival de Vídeo Estudantil e a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica – OBA, as atividades de integração com as famílias, os projetos de valorização e pertencimento local, os projetos interdisciplinares, os projetos de leitura e escrita, entre outros”, destacou a coordenadora do Núcleo dos Anos Finais, Lilian Reinhardt.
“Acredito que o objetivo principal desse primeiro encontro foi desenvolvido com sucesso, pois os(as) docentes foram os(as) protagonistas do que foi realizado nesse sábado de troca de experiências e saberes. A partir do que nos foi relatado, poderemos qualificar ainda mais os processos de formação continuada de professores(as), com um olhar específico para as Escolas do Campo do Município”, finalizou Lilian.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais