Alunos(as) da EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares trabalharam a temática do “Enfrentamento e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”

No mês em que é celebrado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares, que está localizada na comunidade do Barro Vermelho, interior do Povo Novo, promoveu uma série de  atividades com todas as turmas, em diversos momentos, abordando essa temática.

Primeiramente, foram trabalhados com todos(as) os(as) educandos(as) os 10 Direitos da Criança, aprovados pela Assembléia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de novembro de 1959. Os(as) estudantes do 4º e 5º Ano assistiram aos vídeos da série “Defenda-se” e, também, assistiram ao vídeo “História de Nara”.

A Educação Infantil debateu sobre o livro ilustrado com os 10 Direitos da Criança e realizou a pintura das gravuras alusivas a esses direitos. Também foram promovidos momentos de conversa para o esclarecimento de dúvidas e, após, houve a realização de tarefas para que as informações adquiridas fossem replicadas em casa, com os vizinhos e amigos.

Com as turmas do 1° ao 3° Ano também houve um momento de esclarecimento e debate sobre os 10 Direitos da Criança. Depois, os(as) estudante montaram um livro com esses Direitos. A turma do 4° Ano fez um cartaz de divulgação, enquanto a turma do 5° Ano produziu um folder de conscientização para ser distribuído.

Esse trabalho teve como finalidade esclarecer as formas de abuso infantil, explicar de que forma age quem pratica esse crime e dar subsídios aos(às) educandos(as) para que sejam capazes de reconhecer e se defender caso ocorra essa situação, além de, também, serem capazes de auxiliar na defesa de outra criança ou adolescente, que se encontre em uma situação de abuso”, explicou a professora da Sala de Recursos da Escola, Magda Cristina dos Santos Teixeira.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares