Mês da Proteção: Enfrentamento e Combate à Violência e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O “Mês da Proteção”, promovido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social  (SMCAS), da Secretaria de Município da Educação (SMEd) e demais órgãos de proteção e cuidado às crianças e adolescentes, teve sua solenidade de abertura na última sexta-feira, dia 03 de maio, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos.

Na tarde da última terça-feira, dia 07 de maio, os(as) gestores(as), coordenadores(as), supervisores(as) e orientadores(as) educacionais das escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Grande participaram, no Auditório do IFRS, do Lançamento Oficial do Prêmio “MPT na Escola 2019” e, também, do Seminário “A Rede Municipal de Mãos Dadas Contra o Trabalho Infantil”, promovido pela Secretaria de Município da Educação, em parceria com Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social  (SMCAS) e com a participação de profissionais da saúde e assistência social.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o “Dia Nacional de Enfrentamento e Combate à Violência e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Acesse aqui e confira a programação do “Mês da Proteção”.

 

SMEd
Roberton Reis