NOVAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA ELIEZER DE CARVALHO RIOS PERMITEM AMPLIAÇÃO NO NÚMERO DE VAGAS PARA O ABC IX

Adaptado de: www.riogrande.rs.gov.br

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Eliézer de Carvalho Rios passou por uma terceira qualificação. A instituição de ensino localizada no ABC IX do Cassino, inaugurada há três anos pelo Poder Executivo, recebeu no seu espaço um novo prédio, fruto de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A inauguração das novas instalações aconteceu no final da tarde de ontem (29), durante cerimônia que contou com a presença da comunidade escolar, autoridades municipais e apresentação da Banda Marcial da Escola Helena Small.

Com o novo prédio entregue pela municipalidade, a instituição passa a contar agora com uma Sala de Recursos (que recebeu em homenagem o nome de Ana Defillo Sanchez), duas novas Salas de Aula, uma Sala de Professores, banheiros e almoxarifados. As novas salas de aula possibilitam a ampliação no atendimento da escola em 100 novos alunos.  A arquitetura da estrutura foi projetada pela municipalidade, através do Gabinete de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura (GPPE).

Durante a solenidade, o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, contou com o auxílio das próprias crianças da Escola para cortar a fita inaugural e descerrar as placas fundamentais do novo prédio. O mandatário  reafirmou o compromisso da Prefeitura no investimento em educação para o município e os esforços para atender áreas como o ABC IX, cuja demanda vem crescendo nos últimos anos. “Para nós, e tenho certeza de que para a comunidade que está aqui hoje presente, trata-se de uma ampliação significativa. Não só pela qualidade do que está sendo entregue, quanto pela sua funcionalidade. Eu sempre fico muito feliz em agendas como essa, porque vejo o investimento do município em educação se materializar nos sorrisos das nossas crianças, que podem ter um local digno e perto das suas casas para poder estudar. E essa é a razão que nos guia”, pontuou.

A ADS Energias Renováveis, empresa de geração de energia de fontes renováveis, é a responsável pela execução do projeto de ampliação, em modalidade de contrapartida social, via operação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O diretor da empresa participou do ato acompanhado da equipe local. “Para nós, enquanto grupo, é extremamente gratificante poder contribuir com a população de Rio Grande, principalmente para com a educação das crianças, atuando tanto no propósito da empresa de geração de fontes limpas de energias, quanto na nossa missão de desenvolvimento social na localidade em que atuamos”, destacou Thadeu Silva.

Atuando há três anos no ABC IX, a Escola é um dos primeiros prédios públicos da história de Rio Grande, metade sul do estado, a contar com a geração de energia solar, resultado de uma parceria entre Prefeitura e Ministério Público Estadual. Deste modo, a temática Sustentabilidade é estimulada permanentemente no dia a dia da escola, que é mantida completamente à base de energia limpa, gerando uma economia de R$ 3 mil reais ao ano para os cofres públicos.

A secretária de Educação do Município, Vanessa Pintanel, que também é professora da Rede Municipal há 23 anos, revelou o quão emocionada estava em presenciar a qualificação da Escola. “Nesse meus 23 anos de município, completados recentemente, é um imenso orgulho estar à frente da pasta da Educação, trabalhando ao lado de uma Prefeitura e de servidores que enxergam a educação como prioridade, e como transformadora de uma sociedade. A maior beneficiada é a comunidade deste local, sem dúvida”, finalizou.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Rio Grande, Paulo Renato Mattos Gomes; o vereador André Lemes, representando a presidência da Câmara de Vereadores de Rio Grande; e a diretora da Escola, Josiane David Satt, acompanhada da equipe diretiva da EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios.

 

Assessoria de Comunicação/PMRG