- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
No dia 27 de março, as escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Grande, seguindo a proposta das ações do “Março Lilás”, realizaram atividades alusivas ao “Dia D do Março Lilás nas Escolas”. Nesse sentido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small promoveu uma série de atividades com os alunos dos Anos Iniciais e dos Anos Finais, como a criação de uma cabine fotográfica com legendas que empoderavam a mulher e o uso de corações lilás no peito, pedindo o fim da violência contra a mulher.
Dentro das ações realizadas no Dia D, também destacam-se as seguintes:
- As aulas de Geografia tiveram um viés biográfico, onde os alunos conheceram e pesquisaram sobre Maria da Penha;
- Nas aulas de Educação Física foram realizadas rodas de conversa sobre o tema: Por que as mulheres esportistas ganham menos do que os homens esportistas?
- Nas aulas de História, foi discutida a violência doméstica;
- As aulas de Ciências contaram com a “visita” da cientista Marie Curie; a professora Vânia Dias trouxe discussões de desigualdades de gênero, como também, a ausência de mulheres cientistas na sociedade e os conceitos de radioatividade de Marie Curie.
De acordo com Rita Germano, supervisora dos Anos Finais, “foram criadas definições sobre o que é o feminismo, e as respostas dos alunos foram dignas de discussões. Os estudantes também confeccionaram e espalharam pela escola cartazes pedindo igualdade. Além disso, houve uma contação de história com livro ‘História de ninar para garotas rebeldes’”. Vale destacar que a EMEF Helena Small recebeu a exposição “Por trás daquele rosto”, mostra fotográfica que enfoca narrativas de mulheres com intuito de prevenir casos de violência doméstica.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Helena Smalll