SMEd promoveu reunião sobre a sistematização do Projeto Municipal “Direitos Animais na Escola: por uma ética integral na educação”

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais, no início da tarde do dia 11 de março, realizou, no Auditório do Senac, reunião com os(as) professores(as e funcionários(as) das escolas da rede pública municipal de ensino, interessados(as) na temática animal, para tratar sobre a sistematização do Projeto Municipal “Direitos Animais na Escola: por uma ética integral na educação”.

O encontro objetivou reunir professores(as) de todas as Etapas, Níveis e Modalidades: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, EJA e bibliotecários(as) que já trabalham esse tema ou tenham o desejo de trabalhar, seja em projetos interdisciplinares, seja em sua prática individual, desde que envolva os(as) estudantes, dando continuidade ao processo que iniciou em 22 de outubro do ano passado.

O projeto em questão é uma construção coletiva em andamento, oportunizada e edificada por esses profissionais a partir de experiências já concretizadas e por outras que ainda estão por vir. “O plano é que até outubro deste ano letivo possamos colher mais resultados, organizando sua divulgação e registrando vivências, métodos e conteúdos, a fim de colaborar para um plano municipal sobre a temática”, explicou Lilian Reinhardt, coordenadora do Núcleo dos Anos Finais.

A Prof.ª Xênia Velloso, da EMEF Pedro Carlos Peixoto Primo, que já mantém um projeto sobre o tema na escola, declarou sobre a reunião: “Me fez muito bem saber que nós somos tantos, somos múltiplos e pensamos de várias formas diferentes, mas que vamos nos complementar ao longo deste ano. É sempre bom saber que a gente tem pares e que podemos dividir as nossas experiências”.

A Prof.ª Jacqueline Russo, da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins, que também mantém um relevante projeto na temática, o qual atinge inclusive outras esferas da comunidade do Cassino, para além da escola, registrou também a sua satisfação: “Muito legal esse momento de troca, desabafo e amparo”.

A importância de se trabalhar Direitos Animais na educação fundamenta-se na luta contra todo o tipo de opressão e exploração costumeiramente veladas em nosso modo de ser e estar no mundo. A empatia dos estudantes para com os animais, como nossos irmãos na natureza, só vem a colaborar com uma atitude social mais ética, com a ideia de justiça e respeito para com tudo o que é vivo, e com todos aqueles com quem convivemos.

É válido lembrar que em outros países os Direitos Animais adentram, cada vez mais, as Escolas e as Universidades, nos confirmando que caminhamos juntos na direção de uma evolução moral do ser humano, a partir da ampliação de horizontes racionais e emocionais, em uma jornada gradual e contínua, constituindo sujeitos mais críticos e solidários.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais