ANO LETIVO INICIA NA PRÓXIMA SEMANA: MUNICÍPIO INVESTIU MAIS DE R$ 183 MILHÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

O Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino de Rio Grande inicia na próxima segunda-feira, 25, e se estende até o dia 13 de dezembro. Neste ano são 77 escolas da Rede, preparadas para receber quase 23 mil estudantes, distribuídos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). O processo de matrículas ainda está aberto. Para qualificar ainda mais o ensino das nossas crianças o município nomeou, só no início deste ano, 121 novos professores para atuar nas instituições de ensino. Somando este número às nomeações do ano anterior são agora mais de 3 mil trabalhadores em educação atuando na Rede de Ensino.

Nos últimos anos a municipalidade investiu, no total, R$ 183 milhões de reais na área da Educação, segundo dados do último relatório apresentado pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd). A educação infantil tem sido, especialmente, uma das prioridades da administração municipal. Já são quase 6 mil alunos matriculados nas creches do município, o que representa um crescimento exponencial em relação ao início do ano letivo de 2013, quando a Rede atendia pouco mais de 2 mil estudantes na educação infantil.

De acordo com a Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul apresentada no final de 2018 pelo Tribunal de Contas do Estado, o município de Rio Grande foi o que mais abriu vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos: quase mil. “Embora ainda tenhamos um déficit a ser atendido nessa faixa etária, fomos o município do estado que mais criou vagas”, pontuou a secretária de Educação de Rio Grande, Vanessa Pintanel.

A gestora da pasta ressalta também as obras em curso e a municipalização da escola de educação infantil Alcides Barcelos, localizada no bairro Getúlio Vargas. “A municipalização aconteceu no ano anterior, mas o prédio precisou passar por reformas e adaptações para melhor atender as crianças. Nas próximas semanas será realizada a abertura oficial do espaço, com capacidade para receber 180 novos alunos da educação infantil. Também estão em curso as construções de oito novas Emeis nos bairros Quinta, Parque Marinha, Parque São Pedro, ABC IX, Cassino, Santa Rosa e na localidade do Povo Novo”, reforça a secretária. As novas unidades proporcionarão a ampliação de mais 2 mil novas vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos.

Vanessa também anunciou que ainda no primeiro semestre de 2019 devem ser entregues os novos prédios da escola de educação integral de ensino fundamental, Valdir Castro, no bairro Santa Rosa, além de uma nova escola para suprir a demanda da Vila da Quinta e arredores, a EMEF Profº Olavo Bilac. Juntas atenderão mil novos alunos.

Na EJA um ganho significativo para a cidade em 2018 foi a implantação da EMEJA itinerante Paulo Freire, espaço que busca oferecer o direito à educação para aqueles que não tiveram acesso à escola na idade regular ou não puderam dar continuidade à escolarização. Hoje são cerca de 1.500 alunos atendidos no ensino municipal para jovens e adultos.

Quanto à Educação Especial são 1.700 crianças atendidas pelas Salas de Recursos da SMEd, matriculadas tanto nas escolas especiais quanto nas regulares. De acordo com a unidade, existem 374 monitores de inclusão atuando nos espaços e a perspectiva é que este ano eles cheguem a 400.

Melhor desempenho no IDEB desde o início da avaliação

Em 2018 o município alcançou as melhores avaliações nos indicadores de educação nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017. Mais uma vez, a cidade superou as metas projetadas pelo indicador, principalmente no que tange as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. De 5,0 em 2015, a nota dos Anos Iniciais subiu para 5,3 em 2017. Nas Séries Finais do Ensino Fundamental o salto também foi significativo. De 3,9 em 2015, para 4,3 em 2017.

Merenda Escolar

No ano passado 44% dos produtos do cardápio da Alimentação Escolar foram adquiridos através da Agricultura Familiar, a partir da produção de agricultores da Ilha dos Marinheiros. Em 2019 esta porcentagem deve aumentar, tendo em vista que novos produtores já estão realizando cadastro junto à Secretaria para o fornecimento. É um incentivo à alimentação saudável dos estudantes e gera renda para os trabalhadores do campo. O cardápio é pensado por nutricionistas e sugerido mês a mês, se adequando à modalidade de ensino.

Formação Continuada de Professores e Professoras

A Rede Municipal de Ensino de Rio Grande também trabalha com um calendário anual para a formação continuada de professores e professoras das escolas da Rede. São encontros, oficinas, palestras, vivencias, entre outros. Oportunidade em que os docentes compartilham saberes, metodologias e aperfeiçoam o trabalhado desenvolvido em sala de aula. A parceria com a Universidade Federal do Rio Grande – FURG é um destaque forte e positivo no processo de formação dos professores da Rede.

Assessoria de Comunicação/PMRG