Lançamento da Revista Digital do Projeto “Escritas pelo Rio Grande: uma cidade para se amar, cuidar e sentir” acontecerá no dia 27

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), na próxima de terça-feira, dia 27 de novembro, realizará, às 14h, no Anfiteatro do IFRS, o lançamento da Revista Digital da 2º edição do Projeto “Escritas pelo Rio Grande – uma cidade para se amar, cuidar e sentir”,  que também contará com Sarau Literário, onde os estudantes da rede municipal, participantes do Projeto, recitarão suas próprias produções.

O Projeto “Escritas pelo Rio Grande: uma cidade para se amar” é uma proposta de trabalho que ocorre através da parceria entre os seguintes Núcleos da SMEd: Anos Iniciais, Anos Finais,  Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos, Tecnologia Municipal, Bibliotecas e Educação Ambiental e Patrimonial. Neste ano, o Projeto contou com a participação de 23 escolas da rede pública municipal de ensino e teve mais de 400 alunos escrevendo textos em prosa e verso.

Em consonância com as ações do Tema Integrador da Prefeitura Municipal: “Rio Grande ComVida”, o qual foi lançado neste ano, e norteado pelas ações do Projeto COMVIDA, da Secretaria de Município da Educação, o Projeto “Escritas pelo Rio Grande” tem, dentre suas propostas, o trabalho integrado das Assessorias dos Núcleos, a fim de realizar um planejamento, cujas políticas públicas possam ir ao encontro das demandas de ensino da Rede, visando a valorização do meio ao qual pertencem.

Em 2018, o Projeto teve como enfoque a vivência da memória local e da geografia dos bairros e suas proximidades, fomentando, nos estudantes, a importância do cuidar, preservar, sentir e amar o local ao qual pertencem, aguçando, assim, sua postura de cidadãos corresponsáveis e conscientes do cuidado com o ambiente em que estão inseridos.

Quando se fala em “Amar”, percebe-se uma mistura de sensações que enchem o peito e fazem a vida ficar mais alegre. Amar é poder compartilhar estas sensações com alguém e se orgulhar de sentir essa emoção. Amar é cuidar. Amar é proteger e, com esse intuito, foram acrescidas ao Projeto essas sensações, pois se não nos empenharmos em cuidar do lugar onde vivemos, das pessoas, da comunidade, arriscamos que se percam os sonhos e a vontade de manter vínculos que nos fazem felizes, pertencentes, porque isso que é verdadeiramente importante, é se sentir em casa”, destacou a assessora de Línguas da SMEd, Joelma Furtado.

Amar é cuidar. É simples. Não há amor que seja baseado no descuido. Amar é cuidar do futuro, cultivando o agora. Não poderíamos deixar de trabalhar junto a essa temática, o consumo e o desperdício irracional de recursos naturais, fazendo inferências sobre o meio ambiente, pois só cuidamos, sentimos se aprendermos a amar”, finalizou Joelma.

SMEd
Roberton Reis