Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Na tarde da próxima de terça-feira (27), acontece a atividade de encerramento da 2º edição do projeto “Escritas pelo Rio Grande – uma cidade para se amar, cuidar e sentir”, no anfiteatro do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que está localizado na Rua Alfredo Huck, n° 475 – bairro Centro.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da parceria entre Secretaria de Educação (SMEd), os Núcleos dos Anos Iniciais, dos Anos Finais, da Educação Integral, da Educação de Jovens e Adultos, de Tecnologia Municipal, de Bibliotecas e de Educação Ambiental e Patrimonial.
Sobre o Projeto
O projeto Escritas pelo Rio Grande, iniciado no dia 31 de julho, em consonância com as ações do Tema Integrador da Prefeitura Municipal: “Rio Grande ComVida”, teve, entre suas propostas, o trabalho integrado das Assessorias dos Núcleos, a fim de realizar um planejamento, cujas políticas públicas fossem ao encontro das demandas de ensino da Rede, visando à valorização do meio ao qual pertencem.
Em 2018, o projeto teve como enfoque a vivência da memória local e da geografia dos bairros e suas proximidades, fomentando, nos estudantes, a importância do cuidar, preservar, sentir e amar o local ao qual pertencem, aguçando, assim, sua postura de cidadãos corresponsáveis e conscientes do cuidado com o ambiente em que estão inseridos.
Nesse período, foram realizadas exposições orais e oficinas sobre a história e a geografia dos bairros, como também os Gêneros Textuais: Convite, Manchete, Notícia, entre outros. No que se relaciona aos aspectos geográficos, foi dado destaque à localização, ao relevo, ao clima, à vegetação, à hidrografia, salientando a importância da reciclagem do lixo, no que tange ao cuidado do bairro. Já na parte relacionada à hidrografia, o destaque ficou para a Laguna dos Patos e demais águas municipais.
Na parte histórica, foi feito um apanhado histórico do Município, assim como a inserção da história do Bairro, salientando a importância deste para o crescimento de Rio Grande. Também foi realizada uma retrospectiva desde a sua fundação até o surgimento dos novos bairros.
É nesse espaço que o projeto fundamenta-se, no sentido de possibilitar que os estudantes possam, a partir da teoria e da prática, desenvolver o sentimento de pertencimento ao lugar em que a escola se encontra.
“Esperamos que essa proposta, no sentido de sua abrangência, possa ser um caminho inicial concreto ao possibilitar a reflexão de todos os envolvidos, trazendo para dentro da escola a amorosidade que Freire evidencia. Que todos possam amar, cuidar e sentir o lugar onde vivem, sendo cuidadosos e responsáveis com o meio ao qual pertencem”, destacou a assessora de Línguas da SMEd, Joelma Furtado.
Assessoria de Comunicação PMRG / Com informações da SMEd