A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro será realizada em 2019 e virá com muitas novidades. Uma delas é a inclusão de um novo gênero: o documentário. Agora, professores e estudantes de todo o Brasil contarão com o apoio do Escrevendo o Futuro – que já está elaborando um caderno de orientação – para a produção de documentários em sala de aula. Dessa forma, o Programa tem investido na publicação de materiais como forma de antecipar e subsidiar esse trabalho. Na última edição da revista Na Ponta do Lápis, por exemplo, estão disponíveis os artigos “Práticas documentárias na escola, em busca de novos olhares” e “As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC” e uma entrevista com Estela Renner, cineasta e sócia-fundadora da produtora Maria Farinha Filmes.
Além disso, no início de 2018, o Programa Escrevendo o Futuro convidou cerca de 150 professores semifinalistas de 2016, para elaborarem uma sequência didática para a escrita de um roteiro de documentário. Muitos desses professores aceitaram o desafio e receberam orientações e uma série de indicações de materiais para desenvolverem suas SD’s. Após esse processo de interlocução, quatro sequências didáticas foram selecionada e o Programa Escrevendo o Futuro publicou as SD’s das professoras Maira Andréa Leite da Silva (Vera Cruz – RS), Alessandra Cegobia de Andrade (Presidente Médici – RO), Michele Mendes Rocha (Santa Maria – RS) e Rosa Maria Martins Pereira (Rio Grande – RS).
A Professora Rosa Maria Martins Pereira atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristóvão Pereira de Abreu, que está localizada na Ilha da Torotama, e já participou de todas as edições da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A sua Sequência Didática para Produção de Documentário tem o seguinte título “Carnaval Torotameiro – a história e a glória dos blocos e cordões” e pode ser visualizada clicando aqui.
“O Programa Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro valoriza o trabalho de escrita de professores e alunos, além de ser uma formação para professores. Ao longo do ano, oferecem cursos on line, oficinas presenciais na ocasião das semifinais da OLPEF, tanto a professores como a estudantes. Valoriza nossas práticas. Fui vencedora na última OLPEF, no Gênero Crônica, em relato de experiência. Fui convidada para fazer outro relato em 2017, juntamente com outros 150 professores semifinalistas e aceitei o desafio. Minhas alunas, às quais chamava de cinco Marias, decidiram fazer crônicas sobre as sirizeiras e fui uma das dez escolhidas para apresentar meu trabalho em São Paulo, no ano passado. Neste ano, quando fui convidada a participar do Gênero Roteiro de Documentário, o qual não conhecia, me senti desafiada a aprender algo novo. Recebi todo suporte bibliográfico da OLPEF e me dediquei a explorá-lo. Percebi que o gênero despertou o gosto dos alunos e que eles se apropriaram do vocabulário técnico, das pautas, das escolhas importantes que surgiam enquanto trabalhávamos o roteiro do documentário, e me senti gratificada e agradecida aos estudantes que aceitaram o desafio e a OLPEF por proporcionar formações tão pertinentes”, explicou a Professora Rosa.
SMEd
Roberton Reis