Projeto “Escritas pelo Rio Grande” 2018: Atividade de Encerramento acontecerá no dia 27

 

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da parceria entre os Núcleos dos Anos Iniciais, dos Anos Finais, da Educação Integral, da Educação de Jovens e Adultos, de Tecnologia Municipal, de Bibliotecas e de Educação Ambiental e Patrimonial, no dia 31 de julho, realizou encontro de formação para apresentar a temática da 2º edição do Projeto “Escritas pelo Rio Grande – uma cidade para se amar, cuidar e sentir”.

O Projeto Escritas pelo Rio Grande, em consonância com as ações do Tema Integrador da Prefeitura Municipal: “Rio Grande Com Vida”, o qual foi lançado neste ano, e norteado pelas ações do Projeto COMVIDA, da Secretaria de Município da Educação, teve, dentre suas propostas, o trabalho integrado das Assessorias dos Núcleos, a fim de realizar um planejamento, cujas políticas públicas fossem ao encontro das demandas de ensino da Rede, visando a valorização do meio ao qual pertencem.

Em 2018, o Projeto teve como enfoque a vivência da memória local e da geografia dos bairros e suas proximidades, fomentando, nos estudantes, a importância do cuidar, preservar, sentir e amar o local ao qual pertencem, aguçando, assim, sua postura de cidadãos corresponsáveis e conscientes do cuidado com o ambiente em que estão inseridos.

As assessorias envolvidas neste Projeto propiciaram, por meio de oficinas, a construção dessas memórias, transformadas pelos estudantes em versos e narrativas. O material discursivo tornou-se subsídio para consolidação da identidade local, respeitando os diferentes grupos sociais e culturais.

Nesse período, foram realizadas exposições orais e oficinas sobre a história e a geografia dos bairros, como também os Gêneros Textuais: Convite, Manchete, Notícia, entre outros. No que se relaciona aos aspectos geográficos, foi dado destaque à localização, ao relevo, ao clima, à vegetação, à hidrografia, salientando a importância da reciclagem do lixo, no que tange ao cuidado do bairro. Já na parte relacionada à hidrografia, o destaque ficou para a Laguna dos Patos e demais águas municipais.

Na parte histórica, foi feito um apanhado histórico do Município, assim como a inserção da história do Bairro, salientando a importância deste para o crescimento de Rio Grande. Também foi realizada uma retrospectiva desde a sua fundação até o surgimento dos novos bairros.

É nesse espaço que o Projeto fundamenta-se, no sentido de possibilitar que os estudantes possam, a partir da teoria e da prática, desenvolver o sentimento de pertencimento ao lugar em que a escola se encontra.

Esperamos que essa proposta, no sentido de sua abrangência, possa ser um caminho inicial concreto ao possibilitar a reflexão de todos os envolvidos, trazendo para dentro da escola a amorosidade que Freire evidencia. Que todos possam amar, cuidar e sentir o lugar onde vivem, sendo cuidadosos e responsáveis com o  meio ao qual pertencem”, destacou a assessora de Línguas da SMEd, Joelma Furtado.

A atividade de encerramento da 2º edição do Projeto “Escritas pelo Rio Grande – uma cidade para se amar, cuidar e sentir” acontecerá no dia 27 de novembro, no turno da tarde, no Anfiteatro do IFRS. Nos próximos dias será encaminhado ofício às escolas participantes com maiores informações.

SMEd
Roberton Reis