- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Os alunos dos 3º Anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Neri, que está localizada no bairro Bolaxa, participaram, na quinta-feira, dia 25 de outubro, de uma série de atividades alusivas ao “Dia Nacional de Combate ao Preconceito à Pessoa com Nanismo”. Na oportunidade, os estudantes conheceram a “Cartilha Escola para Todos: Nanismo”, que aborda o tema de forma lúdica, e que foi idealizada pela rio-grandina Vélvit Severo, também conhecida como a “Mãe do Théo”.
No dia 17 de outubro, Vélvit conversou com as turmas dos 4º e 5º Anos da EMEF Ana Neri sobre o que é o nanismo, a diversidade e o respeito às diferenças, onde contou a história da cartilha. “Todos ficaram muito interessados e tenho certeza de que serão multiplicadores da informação e da ideia de respeito às diferenças. Essa foi a primeira experiência apresentando a cartilha para crianças, foi um momento que em palavras acho que não consigo descrever, mas sinto uma gratidão e a cada dia mais acredito que é nas crianças que podemos melhorar o futuro da humanidade”, destacou Vélvit.
Nanismo é uma condição física que afeta uma pequena parte da população, na proporção de 1 para 25 mil nascimentos. É resultante de uma mutação genética, a qual leva a um crescimento esquelético anormal, resultando no indivíduo com estatura entre 0,70 a 1,40 centímetros.
Mesmo a causa sendo genética, essa deficiência não é condição hereditária. Isso significa que qualquer casal pode ter um filho com algum dos tipos de nanismo. Segundo a medicina existem mais de 400 tipos, sendo alguns ligados a questões hormonais e outros a displasia óssea, onde os mais comuns são a acondroplasia e hipocondroplasia.
Mas quem é o Théo? O Théo, filho da Vélvit Severo, aluno da EMEI Déborah Thomé Sayão, tem nanismo e “sua mãe se transformou numa grande lutadora e protagonista na conscientização sobre esse tema. Criou uma cartilha para crianças sobre o nanismo e tem andado pelo país divulgando e buscando apoio e espaço para que esse tema seja trabalhado com as crianças, para que nossa sociedade construa uma consciência de respeito e conhecimento. Tive o prazer de acompanhá-la em alguns espaços, o que só fez crescer meu respeito e admiração”, destacou o vereador André Lemes da Silva.
Vélvit Severo, gentilmente, está disponibilizando a “Cartilha Escola para Todos: Nanismo”, para que a mesma seja utilizada por professores(as), de forma on line.
SMEd
Roberton Reis