- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
Com o objetivo de ofertar um circuito de atividades esportivas educacionais aos estudantes incluídos das Redes Municipal e Estadual de Ensino e das Escolas Especiais da cidade do Rio Grande, a Secretaria de Município da Educação (SMEd), através da Assessoria de Educação Física do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, promoveu, no dia 19 de setembro, no Centro Esportivo do SESI, o “5º Festival de Esporte Educacional Especial”.
Desde a sua primeira edição, que contou com a participação de 200 alunos de 16 instituições atendidas, o Festival de Esporte Educacional Especial busca trabalhar temáticas sugeridas pelo grupo de professores(as) atuantes nas Escolas Especiais da rede municipal, considerando as diversas possibilidades de vivências motoras, na perspectiva do Esporte Educacional e da Educação Inclusiva.
“Esta 5ª edição do Festival, que mostra uma evolução enorme, pois contou com a participação de 33 instituições, totalizando 554 estudantes inscritos, superando todas as expectativas, apresentou o tema alusivo aos ‘Super-Heróis’, o qual perpassou e perpassa nossas infâncias e motivou os nossos ‘Super Alunos’ a buscarem ‘Superpoderes’ para participarem das 10 Estações disponibilizadas”, ressaltou a Assessora de Educação Física da SMEd, Leontine Santos.
De acordo com Leontine, “a proposta de inclusão através do esporte tem sido realizada de forma crescente em nosso Município, tanto pela participação efetiva dos(das) estudantes nas edições do Festival, quanto pelo envolvimento dos(as) mesmos(as) em atividades regulares ofertadas, como por exemplo o Projeto Paradesporto, que oferece prática da Modalidade Atletismo, nas quartas e sextas-feiras, no Complexo Esportivo da Praça Saraiva. Tais práticas oportunizaram a formação da Delegação Rio-grandina, que participou do PARACERGS com 13 atletas, que conquistaram 30 medalhas. Dessa Delegação, 08 atletas foram convocados(as) para a Paralimpíadas Escolares 2018, que acontecerá entre os dias 19 e 24 de novembro de 2018, em São Paulo”.
“Que atividade linda a nossa Secretaria promoveu. Saímos melhores, aprendendo com a superação de cada criança. Esporte é educacional e ele é sempre inclusivo, sendo assim, é especial para todos nós que acreditamos em ações educativas inclusivas”, destacou o superintendente de Gestão Pedagógica, Felipe Alonso.
“Vivenciamos uma experiência muito positiva, através de uma ação bem articulada e planejada pela SMEd, a qual envolveu diversos profissionais da educação e voluntários. Foi Uma grande aprendizagem para todos(as) envolvidos(as) com a ação”, afirmou Sícero Miranda, Gerente Pedagógico da SMEd.
“Ver as crianças felizes, praticando esporte educacional, nos alegra a cada dia. O rostinho delas, as palavras de agradecimento pelo passeio, por um dia divertido, pelo lanchinho e pelo carinho, nos emociona. Nossas ações demonstram que estamos no caminho certo. E quando falo nossas ações, são as de todo o grupo do pedagógico. Por isso nossos eventos são um sucesso”, afirmou Lilian Reinhardt, coordenadora do Núcleo dos Anos Finais.
“Minha eterna gratidão a todos(as) que se fizeram presentes no 5º Festival de Esporte Educacional Especial. Alunos, Familiares, Professores, Monitores, Acadêmicos, Autoridades e Equipe do Projeto Rugbyando, vocês foram fundamentais no fazer/acontecer desse momento que foi pensado com tanto carinho e que contou com a participação de 554 alunos incluídos de 33 instituições de Ensino da Rede Municipal, Estadual e Escolas Especiais das cidades do Rio Grande e São José do Norte”, finalizou Leontine Santos.
SMEd
Roberton Reis