- Crédito: Núcleo dos Anos Finais
- Crédito: Núcleo dos Anos Finais
- Crédito: Núcleo dos Anos Finais
- Crédito: Núcleo dos Anos Finais
- Crédito: Núcleo dos Anos Finais
- Crédito: Núcleo dos Anos Finais
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), realizou, nos dias 29 de agosto e 11 de setembro, os dois primeiros encontros presenciais do Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira”.
O Curso busca atender à formação de professores no que diz respeito ao contexto da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a partir de elementos fundamentais que permitam identificar e valorizar a expressividade da Literatura Afro-Brasileira, a fim de gerar subsídios para uso em sala de aula. Os encontros tanto discutem, como atuam na lógica de uma resistência quilombola; são presenciais e também há atividades a distância, que, ao todo, totalizam uma carga horária de 40 horas.
“A equipe do Projeto, que integra desde alunos da graduação e pós-graduação a professores e outros profissionais da educação, de diferentes áreas, composta na sua maioria por mulheres negras, vem demonstrando empenho e engajamento na execução do mesmo, o que torna essa ação de extensão universitária ainda mais gratificante para mim, enquanto proponente. É fundamental ressaltar que se trata de um processo coletivo, que promove o protagonismo feminino afro-brasileiro”, destacou Rodrigo Pereira, Doutor em Letras e um dos ministrantes do Projeto.
Ainda de acordo com Rodrigo, “os dois primeiros encontros do Curso demonstraram o eminente sucesso do projeto de formação continuada de professores, não só devido ao enorme interesse e receptividade do público na área da literatura afro-brasileira, mas, principalmente, pela atuação participativa dos envolvidos que buscam alternativas para repensar suas práticas pedagógicas a fim de fazê-las com compromisso diante das questões étnicos-raciais”.
“Temos um grande número de profissionais da educação participando do Curso. O número de inscrições foram limitadas em 40 vagas, as quais se esgotaram nos dois primeiros dias. Isso demonstra o quanto são importantes esses momentos de formação e como a temática é de interesse dos professores, reforçando que esse espaços são significativos e se fazem necessários. Temos um grupo interdisciplinar participando da formação: professores de Português, História; pedagogas e bibliotecárias”, finalizou Lilian Reinhardt, coordenadora do Núcleo dos Anos Finais da SMEd.
Os próximos encontros presenciais do Curso de Extensão “Introdução à Literatura Afro-brasileira” acontecerão nos seguintes dias, horários e locais:
- Dia 10/10, das 8h às 12h, no Pavilhão 04, Sala 4101, Campus Carreiros da FURG.
- Dia 07/11, das 8h às 12h, no Pavilhão 04, Sala 4101, Campus Carreiros da FURG.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais