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Nesta semana, foram divulgados os vencedores e os destaques regionais da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, que é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
As professoras da rede pública municipal de ensino de Rio Grande, Mirian Saraiva Pureza (autora) e Andréia Freitas (co-autora) foram destaques no Rio Grande do Sul, na categoria “Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental” com o Projeto “Comer, Crescer, Aprender”, o qual foi desenvolvido durante o ano letivo de 2017, contemplando as duas turmas de 1º ano da EMEF Dolores Garcia.
De acordo com a professora Mirian, “O Projeto foi desenvolvido pensando nesse tema que faz parte do universo infantil e que nos proporciona tanto prazer: comer. Além da conscientização quanto aos cuidados com a alimentação, o Projeto utilizou-se da temática para introduzir as letras, suas grafias e seus sons (grafemas/fonemas), propiciando a alfabetização numa perspectiva de letramento. Esse Projeto possibilitou a construção de um trabalho interdisciplinar, uma vez que diversas áreas do conhecimento foram contempladas através das atividades desenvolvidas com a temática. Enfim, o projeto foi desenvolvido com intuito de propiciar aos alunos um aprendizado significativo, prazeroso e delicioso”.
O principal resultado da escolha desse tema para o trabalho durante o ano letivo foi o envolvimento dos alunos, pois todos participaram das atividades propostas e experimentaram e/ou prepararam o alimento em questão. Mesmo quando o aluno “não gostava” do alimento, podia extrair aprendizados sobre a textura, a cor, o tamanho; descobrir se era industrializado ou natural; se poderia comer muito ou apenas um pouco; ou por qual outro alimento poderia fazer a substituição, caso não gostasse de algum.
Além do envolvimento, o tema tem significado na vida das crianças, pois faz parte de seus cotidianos. E aprendizagens significativas dependem do sentido que elas têm para a criança. Outro ponto relevante do Projeto é que os resultados esperados foram alcançados: uma conscientização sobre a boa alimentação, o desenvolvimento de bons hábitos alimentares; a identificação das preferências alimentares dos alunos; aprendizagem sobre os grafemas e fonemas relativos aos alimentos estudados; a exploração de atividades matemáticas, dentro da temática; a realização de jogos, brincadeiras, produção de receitas e experimentações com os alimentos estudados; a exploração da criatividade e imaginação; a estimulação dos sentidos: paladar, olfato, visão e tato; identificação de cores, formas, texturas nos diferentes alimentos; o reconhecimento da pirâmide alimentar e, por fim, a alfabetização/letramento dos alunos envolvidos.
“Para nós, ter o reconhecimento do nosso Projeto como Destaque em um prêmio que abrange todo território nacional (Prêmio Professores do Brasil) é muito gratificante. É importante para nós, para os nossos alunos e para a nossa comunidade o reconhecimento e a valorização dessa prática, que foi certamente exitosa. O prêmio somente reitera o que para nós já é uma realidade: práticas pedagógicas pensadas dentro das vivências do aluno e num encadeamento lógico e progressivo são, certamente, propiciadoras de sucesso na alfabetização e letramento. O brilho nos olhos dos alunos, a vontade de vir para a escola para “não perder” as atividades e o envolvimento deles e dos pais demonstra o quanto o Projeto deu certo. O apoio da direção e da equipe escolar foi essencial para que esse Projeto tenha acontecido durante todo um ano letivo.”, destacaram as Professoras Andréia Freitas e Mirian Pureza.
Acesse aqui a lista com os vencedores e os destaques regionais da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil.
SMEd
Roberton Reis