A Supervisão Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) realiza, na próxima quinta-feira (6/10), mais uma edição do projeto Prata da Casa, no Teatro Municipal do Rio Grande, às 20h e 30min.
Neste espetáculo serão promovidas as tradições riograndenses, com apresentações do CTG Os Teatinos e da cantora Aninha Pires.
Os ingressos para o Prata da Casa podem ser adquiridos junto aos artistas, pelos telefones: (53) 9979-4283 – Aninha Pires e (53) 8128-9763 – Os Teatinos.
SOBRE OS ARTISTAS:
– CTG Os Teatinos: Fundado em novembro de 1999, sob o nome DTG “Os Teatinos”, realizava suas atividades no Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller. No ano seguinte, a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Rio Grande cedeu sua sede social para a realização de atividades gauchescas, como: churrascos, jantares e a criação dos grupos de dança juvenil e adulta. Em 2001, formou-se o grupo adulto, cuja meta era estar na grande final do ENART, na cidade de Santa Cruz.
Após um recesso de três anos, o grupo adulto volta às suas atividades no Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller e, mais tarde, muda-se para o prédio da Antiga Viação Férrea, junto ao Centro Municipal de Eventos, onde se encontra até hoje. Já participou de diversas classificatórias do ENART e estará concorrendo com outros dez grupos na Inter-regional, que acontece no dia 09 de outubro em Pelotas.
– Aninha Pires: Nasceu em maio de 1981, na cidade do Rio Grande e, desde menina, a música gaúcha já embalava seus sonhos, encenados nos CTGs e nas rodas de chimarrão, junto à família e amigos, onde gostava de cantar seu pago, acompanhada pelo pai no acordeon ou na gaita botoneira. Já na adolescência, passou a compor as letras de suas canções e, por volta de 1996, começou a participar de rodeios artísticos, na modalidade intérprete solista vocal, levando para casa alguns troféus que a incentivaram a seguir esse caminho.
Graduada em Letras Português-Espanhol, pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande em 2002, concluiu sua pós-graduação em Língua Espanhola na UCPEL. Em 2007, iniciou sua carreira musical: compôs letra e música da zamba, “Un amor que se llevó el mar”, a qual lhe deu os prêmios de Melhor Intérprete, Troféu Revelação e 1º lugar do Gênero Nativista, no Festival Seiva da Terra de Rio Grande. Repetiu o feito no ano de 2010, com o tema “Parte do Campo”. Entre as participações em festivais nativistas, destacam-se o 1º RS Mulher em Canto, em Imbé, defendendo o tema “Tradutor de Estrelas”, de Vaine Darde e Daniel Torres e a 5ª Manoca do Canto Gaúcho, de Santa Cruz do Sul, em 2010, onde conquistou o prêmio de melhor intérprete, Troféu Cantilena, com o tema “Jardim em flor”.
Em maio deste ano, lançou seu primeiro CD, que traz composições campeiras, litorâneas e que remetem à grande pampa gaúcha, tendo a assinatura de músicos e compositores reconhecidos, como Cristiano Quevedo, Edilberto Teixeira, Paulo Timm, Martim César, Roberto Borges, Adriano Alves, Otávio Severo, Gargione Ávila, Pablo Vargas, Cristiano Vieira, entre outros, além de composições de sua própria autoria.