- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através da coordenação Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na manhã do dia 04 de agosto, realizaram, no Cidec-Sul da FURG, o Seminário de Encerramento do PNAIC/2018.
Desde o mês de abril de 2018, o PNAIC reuniu docentes do Ciclo de Alfabetização, da Educação Infantil: Pré-Escola, bem como coordenadores(as) pedagógicos(as) e articuladores(as) do Programa Novo Mais Educação, com o objetivo de promover espaços reflexivos de formação continuada aos professores das redes públicas estadual e municipal da cidade do Rio Grande, tendo como prioridade oportunizar aos seus participantes a ressignificação da ação docente, compartilhando estratégias teórico-metodológicas para a constante qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.
A Mesa de Abertura do Seminário de Encerramento do PNAIC/2018 contou com as seguintes autoridades: Alexandre Lindenmeyer, prefeito de Rio Grande; André Lemes da Silva, secretário de Município da Educação; Janete Cardoso Pinto, coordenadora da 18ª CRE; Vanessa Pintanel, Superintendente de Gestão da Educação; Felipe Alonso dos Santos, Superintendente de Gestão Pedagógica; Débora Carvalho de Oliveira, Gerente Pedagógica e Juliane de Oliveira Alves, coordenadora Local do PNAIC.
Na oportunidade, quando foram encerradas as atividades formativas do Pacto, os profissionais da educação presentes, tiveram a oportunidade de prestigiar o relato de experiências de 12 docentes participantes do programa. “Entendemos que ao priorizar no Seminário final as práticas pedagógicas dos professores da rede pública, estamos reafirmando a ação do professor como um intelectual da educação, que tem a potencialidade de produzir conhecimento através de sua prática pedagógica”, destacou Juliane Alves.
“Ao finalizar mais esse processo formativo do PNAIC, fica evidente a importância dos processos formativos para a qualificação do trabalho pedagógico. Promover efetivamente espaços que contribuam para as reflexões e proposições, através do encontro e da partilha de saberes, produz novas possibilidades de organização do trabalho pedagógico. Encerramos as atividades do PNAIC neste Seminário da melhor forma possível, valorizando as práticas pedagógicas, que foram expressas através da qualidade dos relatos e da reflexões propostas nesta manhã, reafirmando, assim, a potencialidade da articulação teórico-metodológica no cotidiano do fazer docente”, finalizou Juliane.
SMEd
Roberton Reis