SMEd apresentou a temática da 2ª edição do Projeto “Escritas pelo Rio Grande – uma cidade para se amar, cuidar e sentir” no dia 31

O Projeto “Escritas pelo Rio Grande – uma cidade para se amar, cuidar e sentir”, em consonância com as ações do novo Tema Integrador da Prefeitura Municipal: “Rio Grande ComVida”, o qual foi lançado neste ano, e norteado pelas ações do Projeto ComVida, da Secretaria de Município da Educação, teve o lançamento da sua  2ª edição na última terça-feira, dia 31 de agosto, contemplando os turnos da manhã, tarde e noite, na EMEF Helena Small.

Na oportunidade, os coordenadores, supervisores e professores de Língua Portuguesa dos Anos Iniciais, dos Anos Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas da rede pública municipal de ensino tiveram a oportunidade de se apropriarem da proposta deste Projeto, bem como participarem de uma “Oficina sobre Gênero Textual”.

O  trabalho integrado das Assessorias dos Núcleos busca desenvolver uma proposta interdisciplinar, imbuída do trabalho com a efetivação dos Gêneros Textuais, contemplando tanto o Ensino Fundamental  quanto a Modalidade da EJA, visando a valorização do meio ao qual pertencem.

Em 2018, o Projeto terá como enfoque a vivência da memória local e da geografia dos bairros e suas proximidades, fazendo emergir, no compartilhamento de conhecimentos e nas escritas realizadas pelos estudantes, a importância do cuidar, preservar, sentir e amar o local onde vivem, aguçando, assim, sua postura de cidadão pertencente, corresponsável e consciente do cuidado com o ambiente em que está inserido.

As assessorias envolvidas neste Projeto propiciarão, por meio de oficinas, a construção destas memórias, transformadas pelos estudantes em versos e narrativas. O material discursivo tornar-se-á subsídio para consolidação da identidade local, respeitando os diferentes grupos sociais e culturais.

Por compreendermos a necessidade do ler, do interpretar e do escrever, provocamos outros desafios na forma de abordagem do tema deste trabalho com vistas à ascensão do sujeito ao mundo da cultura letrada, na busca de uma  maior participação, interesse e envolvimento, tornando as estratégias do Projeto condizentes com a proposta da Secretaria, uma Escola ComVida.

As atividades serão desenvolvidas, conforme o Cronograma a seguir:

Atividades

SMEd
Roberton Reis