Entendemos que todos têm direito à INCLUSÃO, mas… O que é INCLUSÃO PARA O ALUNO SURDO? O que é melhor para ele: aprender na mesma sala com ouvinte ou em salas, ou escolas só para surdos? Isso seria “in” ou exclusão? Existe alguma diferença? Por quê? O que pensa o surdo sobre esse assunto? Qual o seu argumento? Você já pensou sobre essas questões?
Então venha conferir dia 22 de setembro, próxima quinta-feira, no auditório do Hospital Universitário (HU), o SEMINÁRIO: “A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: OLHARES E POSSIBILIDADES”.
P R O G R A M A Ç Ã O
INÍCIO: MANHÃ : 8h e 30min : Credenciamento.
9h : Abertura oficial
- Apresentação Artística: Grupo Jovem de Teatro Surdo da EMEF Sant’ana;
- Apresentação do Trabalho de Inclusão da ESCOLA MUNICIPAL DONA LILI – CAMBORIÚ / SC , segundo a Educação Inclusiva do MEC, por Giséli A. G. Vinotti, Professora do AEE, com a palestra: “CAMINHOS PARA INCLUSÃO: PESSOA COM SURDEZ”, tendo a participação da Diretora Suzete Reinert e do intérprete Rennan Almeida.
- Questionamentos.
TARDE: 13h e 30min: Palestra: “EDUCAÇÃO DE SURDOS: PERSPECTIVAS ATUAIS”, com Madalena Klein – Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003); Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas.
- Questionamentos
15h e 40min : Intervalo.
16h: Posicionamentos da comunidade surda: Daniel Lopes Romeu, Cássia Lobato Marins, Katiuscia da Silva Silva, Carmen Regina Teixeira Baldino, Tânia Madeira, Elisete Avila, Alisson Jorge Duarte e outros.
17h: Encerramento.
VENHA CONFERIR!!
Daina Soares – Simone Arrieche – Susana Marandini
Assessoria de Educação Especial