8º COMED propõe discussão acerca de currículo aos trabalhadores em educação, pais/responsáveis e estudantes da Rede Municipal

O 8º Congresso Municipal de Educação (8º COMED) – “Escola ComVida: Entrelaçando Saberes na Construção do Currículo”, que acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no Cidec-Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), representará um marco importante na Rede Municipal de Ensino, pois pretende aprofundar a discussão sobre como os currículos das escolas municipais vêm sendo construídos.

O currículo escolar configura-se como o eixo central que engaja todo o processo educacional de uma escola. O movimento entre ensinar e aprender está necessariamente atrelado ao currículo, sendo imprescindível a atenção da escola em organizar esses processos, no intuito de orientar as ações dos professores e professoras nos diferentes níveis de ensino.

Um bom currículo deve estar intrinsecamente ligado ao cotidiano escolar, dimensionando  as práticas pedagógicas e atento à sua comunidade e, principalmente, à vida dos seus estudantes. Através do currículo, que está inerente na proposta pedagógica da escola, se darão os rumos que a instituição deseja estabelecer para sua prática educativa. É por meio do currículo que a escola expressa o sujeito que deseja constituir.

Neste sentido, indicamos que os trabalhadores em  educação, pais/responsáveis e estudantes reflitam sobre como está acontecendo a construção e a vivência do currículo nas sua escola, para que possamos compartilhar as experiências da Rede Municipal no 8º COMED, de forma a qualificar a educação.

SMEd