Alunos rio-grandinos são destaque no Paracergs 2018

O município de Rio Grande esteve mais uma vez representado no Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul, o “Paracergs”, que foi realizado nos dias 15 e 16 de junho, em Porto Alegre, e reuniu atletas de todo o Estado no Centro Estadual de Treinamento Esportivo.

 

Os alunos do Projeto Paradesporto, da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), e da Escola José Alvarez de Azevedo, fizeram parte da comitiva rio-grandina. 13 atletas participantes trouxeram 30 medalhas: 12 deles participaram da modalidade de Atletismo e 1 na modalidade de Futebol de 5 para cegos. Todos conquistaram medalhas e aguardam a convocação para as Paralimpíadas Escolares 2018, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

O coordenador do Projeto, professor Felipe Motta, participa pelo sexto ano consecutivo e afirma que as atividades vão além do treinamento esportivo, pois trabalha a autoestima dos alunos.“Tenho alunos que nunca imaginaram fazer as coisas que fazem hoje, especialmente em um grupo grande”, comenta Felipe. “Às vezes, a família deixa muito tempo as pessoas com deficiência dentro de casa ou mesmo a falta de projetos, faz com que eles tenham uma pequena perspectiva de vida, mas podemos vivenciar a mudança na vida dos alunos, após a participação de atividades esportivas, porque são, especialmente, de inclusão, conclui. “É a maior delegação que a cidade já enviou, no ano passado, foram 10 alunos de 5 escolas; este ano são 11 escolas”, completa.

Em 2017, o Projeto Paradesporto realizou cerca de 90 atendimentos. Só neste ano, já foram 110. “Quero que as pessoas nos vejam como ferramenta no processo de inclusão”, ratifica o professor.

Acompanharam a equipe o professor Felipe de Oliveira Motta, coordenador do Projeto Paradesporto e professor da Escola José Álvares de Azevedo; professora Rosaura Caurio, do Projeto paradesporto e EMEF Frederico Ernesto Buchholz; Frederico Neves e Frederico França, estagiários do Projeto Paradesporto; professora Carine Fernandes, vice-diretora da Escola José Alvares de Azevedo; Dinair França, professora de Educação Física da EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino; professor Marcio França e professora Paola Machado, vice-diretora da EMEF Peixoto Primo, além do atleta-guia, Nicolas Maxwell Pereira, e 4 mães de alunos.

Gratidão é a palavra de ordem, simples assim. Estou muito grata por poder trabalhar no que gosto e poder participar de eventos como esse. Muito grata em ver que o esporte muda a vida das pessoas; ele une, reúne e fortalece. Eu vi pessoas felizes e realizadas, competindo lealmente e fazendo amigos. O Paracergs 2018, para mim, foi um grande marco e ficará  para sempre na minha lembrança e no meu coração”, destacou a professora Rosaura Caurio.

A participação dos nossos alunos num evento deste porte fortalece a ideia de que estamos no caminho certo. A nossa equipe de trabalho, composta pelo coordenador Felipe Motta, professora Rosaura Caurio e os monitores Frederico Neves e Frederico França vem desenvolvendo um trabalho de alto nível, pois utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social é nosso objetivo, o qual estamos alcançando a cada ano que passa. Essa foi a maior delegação dos últimos anos a participar do Paracergs, e os resultados foram muito expressivos. Aguardaremos ansiosos pela listagem dos convocados do Estado do Rio Grande do Sul para a Paralimpíada Nacional, na torcida para que tenhamos vários de nossos alunos entre eles”, ressalta Leontine Santos, assessora de Educação Física da SMEd.

Confira os alunos rio-grandinos premiados no Paracergs 2018:

Escola José Álvares de Azevedo:

  • – Gabrielli Amaral, classe 11, categoria C, campeã nos 100m, 400m e arremesso de peso.
  • – Rhuan Duarte, Classe 11, categoria C, campeão nos 100m, 400m e arremesso de peso.
  • – Ayslan Fernandes, aguarda convocação para a seleção gaúcha de Futebol de 5 (cegos)

EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino:

  • – Matheus da Gama, Classe 35/36, categoria B, campeão nos 60m, 150m e lançamento de pelota

EMEF Frederico Ernesto Buchholz:

  • – Natalia Siqueira, Categoria A, Classe 46, campeã nos 60m, 150m e lançamento de pelota

Escola Estadual Marcílio Dias:

  • – Keimilyn Amaral, categoria A, classe 38, campeã nos 60m, 150m e lançamento de pelota.

EMEF Dolores Garcia:

  • – Aaron Lucas Bonilla, categoria C, classe 35, campeão nos 100m e arremesso de peso.

EMEF Peixoto Primo:

  • – Bruna Gonzales, categoria B, Classe 36, campeã nos 75m, 250m e arremesso de peso.
  • – Matheus Munhoz, categoria C, Classe 20, participou dos 100m, arremesso de peso e salto em distância.

EMEF Admar Corrêa:

  • – Tailander Martins, Categoria C, Classe 20, 3º lugar no arremesso de peso e no salto em distância

EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios:

  • – Cássio Rolim, Classe 20, participou no 400m, arremesso de peso e salto em distância

Escola CESAM:

  • – Wellisson Dorneles, Categoria C, Classe 20, 2º nos 1500m e 3º nos 400m

EMEF Manoel Martins Mano:

  • – Luciane Bica, Categoria C, Classe 20, 3ª arremesso de peso, salto em distância e 400m

Acesse aqui para ver mais fotos do Paracergs 2018.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física