- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão, realizou formação com os Coordenadores e Supervisores Pedagógicos dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino, sobre o “Programa PETECA”, proposto pelo Ministério Público do Trabalho: “MPT na Escola”.
A reunião, que objetivou fomentar as discussões nos espaços escolares sobre a “Erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalho adolescente”, iniciou com a acolhida aos Coordenadores, dispondo na “rede” (símbolo da proposta formativa no ano de 2018) um “cata-vento” com frases sobre o trabalho infantil, onde foi possível começar as discussões sobre a temática.
Na sequência, o vídeo “Vida de Maria” suscitou reflexões acerca do desafio da escola nesse “romper” de ciclos culturais, promovido através do conhecimento, possibilitando diferentes perspectivas de vida aos educandos.
“O papel da escola no combate ao trabalho infantil é necessário diante da conjuntura de dados revelados em nosso Estado”, afirmou Sandra Greque, coordenadora do Projeto na esfera Municipal, que também enfatizou “que a ‘Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios-PNAD” revela que o trabalho infantil está associado a índices menores de escolarização, bem como baixo rendimento econômico familiar. Mesmo as crianças matriculadas na escola, quando trabalham, têm reduzido seu rendimento e aumentado o absenteísmo e a evasão escolar, consequências estas que chegam diretamente ao âmbito escolar”
Os profissionais do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil do Município/PETI participaram da reunião e trouxeram a divulgação das metas do programa na esfera municipal, explicando como o mesmo é desenvolvido e monitorado na cidade do Rio Grande.
O material de apoio ao desenvolvimento do Programa PETECA, que é composto por dois jogos de tabuleiros, um caderno de orientações pedagógicas, um cartaz informativo e uma revista de histórias em quadrinhos foi entregue nas escolas e está sendo desenvolvido com as turmas do 4º ao 7º Anos. O cronograma de atividades do MPT na escola segue com as ações das etapas Municipal, Estadual e Nacional.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão