- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da parceria entre o Núcleo de Bibliotecas e o Núcleo de Transporte Escolar, abraçou uma ideia que surgiu em um dos ônibus do transporte escolar da rede municipal e lançou, no dia 17 de maio, no Sobrado dos Azulejos, o “Projeto de Leitura no Caminha para a Escola”.
Como a ideia já está sendo multiplicada em outras linhas, como Cassino, Povo Novo e Quinta, a SMEd realizou uma formação e, na oportunidade, entregou “Caixas Pedagógicas” confeccionadas pelas assessoras do Núcleo de Bibliotecas aos motoristas e monitores dos ônibus que estão incentivando o hábito de leitura. O Núcleo também está dando suporte material e pedagógico, através da disponibilização dos livros.
A ideia surgiu em 2017, no ônibus escolar prefixo 06, que atende alunos das Escolas Municipais Ana Nery (Bolaxa), Déborah Thomé Sayão (Bolaxa), Humberto de Campos (Senandes), Manoel Martins Mano (Parque São Pedro), Marilia Rodrigues Santos (Boa Vista) e Zenir de Souza Braga (Trevo), que utilizam o ônibus escolar, quando a monitora Rosane Costa e o motorista Márcio Medina resolveram presentear, com livros infantis, dois estudantes do transporte que estavam de aniversário.
“Percebi, então, um enorme interesse dos demais alunos no momento em que os livros foram entregues. Ouvi falas do tipo ‘tia, também quero ganhar livros’ ou ‘compra para mim também”. Então pensei: por que não incentivar algo tão construtivo? No dia seguinte, conversei com eles sobre o assunto e perguntei se eles gostariam de montar comigo um cantinho no nosso ônibus para os livros, onde todos teriam oportunidade de ler”, explicou Rosane.
E, assim, a monitora confeccionou a “Caixa Biblioteca”, que contou com a ajuda e parceria de pais de alunos, que doaram livros novos e usados e, também, de algumas diretoras das escolas que fazem parte da linha atendida pelo ônibus prefixo 05. “Aos poucos, todas nossas ideias e desejos viraram realidade. Para mim, é muito gratificante ver que um simples gesto de carinho incentivou meus pequenos a algo tão grandioso que é o hábito a leitura”, afirmou a monitora Rosane Costa.
De acordo com Rosane, “é maravilhoso observar os alunos contando e comentando sobre os livros, usando muitas vezes a imaginação, principalmente os da pré-escola. Nossas viagens são repletas de histórias, pois temos todos os tipos de leitores: os mais concentrados, os contadores de histórias, os admiradores das gravuras e os criativos, que contam toda história só contemplando a capa . Também é muito bom poder incentivar, com a troca de experiências, minhas colegas monitoras, que adoraram e adotaram a ideia por ser também uma vontade que elas já tinham”.
SMEd
Roberton Reis