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O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores, dos professores da pré-escola da Educação infantil e os articuladores e mediadores do Programa Novo Mais Educação. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.
Em Rio Grande, o “Lançamento das Atividades do PNAIC/2018” aconteceu no dia 16 de abril, com o Auditório do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller completamente lotado. No dia 17, iniciaram os encontros formativos com os professores da Educação Infantil, professores do Ciclo da Alfabetização e os articuladores do Programa Novo Mais Educação (PNME) das redes estadual e municipal.
De acordo com a coordenadora Local do PNAIC, a professora Juliane de Oliveira Alves, são cerca de 600 profissionais da educação participando das formações, divididos em 27 turmas. Os encontros acontecem da seguinte forma:
- Educação Infantil: na EEEF Revocata Heloisa de Mello, turnos manhã e tarde, de acordo com o dia da hora-atividade do professor da rede municipal. São 9 formadores locais.
- Ciclo da Alfabetização: na EEEM Bibiano de Almeida, turnos manhã e tarde, de acordo com o dia da hora-atividade do professor da rede municipal. Os professores da rede estadual participam das formações nas quintas-feiras, às 18h, no IEE Juvenal Miller.
- Articuladores do PNME: os profissionais das duas redes de ensino fazem juntos as formações, que acontecem às quartas-feiras, no Sobrado dos Azulejos e na EEEM Dr. Augusto Duprat.
Nas formações da Educação Infantil, as temáticas abordadas são: “Currículo na Educação Infantil”, “Leitura e Escrita na Educação Infantil” e “As Múltiplas Linguagens na Educação Infantil”. Os professores do Ciclo da Alfabetização debatem os seguintes temas: “Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento”, “Leitura, Escrita e Oralidade” e “A Criança no Ciclo da Alfabetização”. Já nos encontro formativos dos articuladores do PNME os debates são sobre: “Planejamento”, “Leitura, Escrita e Matemática na perspectiva do Letramento”.
“As formações têm sido muito positivas, pois temos atingido nosso objetivo de trabalhar com os professores de forma muito alinhada com as suas práticas pedagógicas, valorizando a reflexão de planejamentos, a partir das discussões realizadas com as temáticas nas turmas. Também temos percebido, principalmente através da boa avaliação feita pelos professores, o quanto tem sido enriquecedor para todos esses debates nos encontros formativos”, destacou Juliane Alves.
“Entrei na rede em 2016 e ainda não havia participado de nenhuma edição do Pacto, mas sabia que era ligado à alfabetização. Quando fui convidada a participar das formações, por ser da Educação Infantil, meu primeiro pensamento foi de estranheza e preocupação: vamos alfabetizar as crianças com 4 e 5 anos? Porém, quando iniciaram os encontros semanais e começamos a trabalhar com os livros norteadores, minhas dúvidas foram sendo esclarecidas, através da leitura da BNCC e de todo material disponibilizado. Estou adorando participar, pois tem sido um ótimo momento de reflexão sobre as práticas e para troca de conhecimentos, dicas, ideias e experiências com outras professoras”, disse Bruna Borges, da EMEI Fraternidade.
“Estou participando do PNAIC como coordenadora e os encontros das quartas-feiras pela manhã têm sido muito produtivos. É muito bom ouvir a formadora, o relato de cada colega, pois nos faz refletir a nossa prática e, também, nos possibilita um grande crescimento profissional. A partir do momento que lemos os documentos, fica perceptível que toda essa teoria perpassa a nossa prática cotidiana na sala de aula. Essas formações são essenciais e muito importantes para que haja um crescimento em todos participantes, afinal sempre entram professores novos na rede e essa reciclagem é muito necessária”, afirmou a professora Raquel, coordenadora da EMEI Oscar Moraes.
De acordo com o articulador do PNME da EMEF Dom Pedro II, Anderson, “esses encontros de formação têm sido maravilhosos, pois são uma oportunidade que nós temos de ouvir outras pessoas, trocar experiências pedagógicas, aprender coisas novas. Durante as formações, temos a oportunidade de repensar a nossa prática pedagógica e isso é fundamental para nossa vida profissional”.
“Os encontros do PNAIC têm sido muito produtivos, com estudos e reflexões acerca dos textos e assuntos trabalhados, com trocas de experiências relevantes à nossa prática, além de atividades e dinâmicas diversificadas, aplicáveis às nossas turmas, tanto do Ciclo da Alfabetização, como adaptações feitas em outras áreas do conhecimento”, relatou a professora Suelen Hermman do ciclo da alfabetização da Escola Estadual Treze de Maio e nos Anos Iniciais e na EJA na escola São João.
Para a professora Paulina, que trabalha com o 3º Ano na EMEF São Miguel e que já participou de edições anteriores do Pacto, “as formações do PNAIC 2018, até agora, são as que têm proporcionado mais discussões e isso me agrada muito. O horário em que as formações são oferecidas também ajuda bastante. As temáticas trabalhadas até o momento são bem interessantes, pois são o que nós precisamos discutir, com muita interação e participação”.
SMEd
Roberton Reis