SMEd promoveu Formações com Coordenadores e Supervisores Pedagógicos da Rede Municipal

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da parceria entre o Núcleo de Orientação e Supervisão e os Núcleos da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidade e Inclusão, realizou, nos dias 03 e 04 de maio,  reuniões formativas com os Coordenadores e Supervisores das escolas da rede pública municipal de ensino.

Os encontros  objetivaram dialogar sobre o papel atual do Supervisor/Coordenador Pedagógico e seus maiores desafios na busca de fomentar as “redes” de trabalho dentro dos contextos escolares,  proporcionando esclarecimentos sobre as adequações e adaptações curriculares e pontuando os desafios da inclusão e o papel da equipe escolar em prol do sucesso na aprendizagem dos educandos.

Nas formações, também foram repassados informes de cada um dos Núcleos da Superintendência de Gestão Pedagógica da SMEd. “Foi um momento de integração e partilha das necessidades e sucessos dessa caminhada dos Coordenadores e Supervisores da nossa Rede Municipal de Educação;  o papel deste sujeito dentro das escola é de essencial valia, pois, como bem diz Joice Maria Lamb ‘(…)ser coordenador na escola pública brasileira é ‘segurar’ os sonhos de sucesso destas crianças e destes jovens em redes construídas com um fio muito frágil que a sociedade nos oferece para trabalhar e que, constantemente, é rompido pela ação daqueles que não compreendem o que se passa entre nossos muros’”, destacou Karine Dias Pinto, assessora do NOS.

O processo formativo das escolas da rede municipal, no ano de 2018, fomenta a articulação em “redes”, o que foi enfatizado pelos Núcleos de assessoria Pedagógica ao trazerem a “rede” de trabalho deste profissional como eixo central de potencialização de melhores resultados em parceria com a equipe diretiva das instituições que atuam, qualificando o processo pedagógico de nossas Escolas Municipais.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão