SMEd e IFRS: Aula Inaugural do Projeto “Em busca de cidadania: Português para senegaleses” aconteceu no dia 08

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Línguas Estrangeiras (CLES), e em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), promoveu, na noite da última terça-feira, dia 08 de maio, a aula inaugural do Projeto “Em busca de cidadania: Português para senegaleses”.

 

O Projeto possibilita uma formação básica na Língua Portuguesa para os imigrantes do Senegal, visando amenizar as dificuldades oriundas da comunicação e contribuindo para um intercâmbio cultural entre brasileiros e senegaleses.

Fugindo de uma pobreza extrema no Senegal, país localizado na costa oeste do continente africano, cerca de 200 imigrantes escolheram o município do Rio Grande a procura de trabalho de uma vida digna. Para tanto, enfrentaram uma viagem de 7 mil quilômetros em 10 dias, trazendo uma bagagem cheia de sonhos e saudade, cujo objetivo é ajudar seus semelhantes que ficaram do outro lado do oceano.

Com o intuito de contribuir tanto na inserção cultural e local, quanto linguística, a SMEd e o IFRS passaram a desenvolver, desde o ano de 2017, o Projeto “Em busca de cidadania: Português para senegaleses”, como forma de socialização, acesso à cultura e às experiências socioculturais com vista à cidadania.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo dos Anos Finais