PROJETO TEATRO NA ESCOLA FALA SOBRE DEPRESSÃO E SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA

Fonte: www.unimed.coop.br

Projeto Social Teatro na Escola completa 15 anos com peça sobre depressão e suicídio entre jovens

O Projeto social Teatro na Escola, da Unimed Litoral Sul em parceria com a Cia de Teatro Sobrinhos de Shakespeare, completa 15 anos com o tema mais citado nas pesquisas de satisfação dos últimos anos: depressão e suicídio entre jovens.

 

O monólogo chamado “Quebra Cabeça”, será encenado pela atriz Gabi Botelho sob a direção de Vinicius Diniz, neste primeiro semestre, para alunos do 5º ao 3º ano do Ensino Médio das redes Municipal, Estadual e Particulares de ensino.

É importante ressaltar que a Unimed Litoral Sul leva o projeto, sem custo, para toda a sua área de ação: Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

A encenação mostra todos os sintomas de um adolescente que passa pela doença, mas também destaca as oportunidades de ter o controle e consequentemente a cura.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas com idades entre 15 e 19 anos no mundo. E segundo o Mapa da Violência 2017 — Os Jovens do Brasil a taxa de suicídio cresceu 27% nos últimos dez anos entre brasileiros de 15 a 29 anos.

A assessora de comunicação da Unimed, Luciana Pacheco diz que na roda de conversa sobre esse tema, que a Unimed proporcionou para a comunidade, no Mês Amarelo de 2017, a psicóloga Michele Conceição frisou que este é um assunto delicado, porém necessário de se falar, onde os docentes, bem como, toda a comunidade escolar e familiares devem estar atentos para os sintomas. Por isso a necessidade de se expor essa realidade como forma de prevenção.

As escolas interessadas em agendar podem fazer contato com a assessoria de comunicação da cooperativa pelo telefone 3032-1255 ou pelo email lpacheco@unilis.com.br

Luciana Pacheco