- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
- Crédito: Marcos Jatahy
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Compondo o programa “Rio Grande ComVida”, a Prefeitura do Rio Grande lançou no início de abril um novo projeto: o “Prefeito na Escola”. Na manhã de quarta-feira (2) foi a vez da EMEF Manoel Martins Mano, no Parque São Pedro, receber a visita do chefe do Executivo Municipal, Alexandre Lindenmeyer.
A intenção do “Prefeito na Escola” é mobilizar a comunidade escolar e em geral para o cuidado e a preservação do patrimônio público, promovendo um diálogo transversal. O prefeito visitou as salas de aula acompanhado da diretora da escola, Claudete Nóbrega, do secretário de Educação, André Lemes, de parte do corpo diretivo da SMEd, do secretário de Comunicação, Paulo Rodrigues e da assessora de gabinete, Liziane Rodrigues.
Lindenmeyer conheceu as salas de aula, sala de recursos, pátio e demais instalações da instituição, dialogando com as crianças e professoras. A escola Manoel Martins Mano atende atualmente 860 alunos – educação infantil (I e II), ensino fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo bloco (5º, 6º, 7º e 8º anos).
A escola, fundada em março de 1984, leva o nome de um grande educador do sistema educacional rio-grandino, o professor Manoel Martins Mano. Manoel Martins nasceu em julho de 1885 e exerceu funções de professor em Rio Grande até o ano de 1918, tendo lecionado na Ilha do Leonídio e no antigo Colégio Público localizado na Av. Major Carlos Pinto. Foi também vice-diretor no Colégio Bibiano de Almeida.
Na conversa descontraída com as crianças e adolescentes, o prefeito apresentou às turmas os fundamentos do programa “Rio Grande ComVida”. Lindenmeyer também reforçou o pedido que tem feito na visitas do projeto, de que os alunos e alunas cultivem o senso de solidariedade, de respeito ao próximo e de atenção aos ensinamentos dos professores e professoras. “Gostaria que vocês multiplicassem esses valores, além de nos ajudar no cuidado com o nosso meio-ambiente, e com a nossa cidade”, pediu o prefeito. A pedido dos alunos, o prefeito também fez fotos com um grupo animado.
A oportunidade também foi de responder a algumas perguntas elaboradas pelos estudantes sobre como é fazer a gestão do Município e quais os principais desafios de ser prefeito. Lindenmeyer atendeu as perguntas, convidou os alunos a visitarem o prédio da Prefeitura, e falou sobre as ações que a Prefeitura tem desempenhado nas áreas da Educação, Moradia e Saúde.
A EMEF está entre as 22 escolas da Rede Municipal que participam do projeto “Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero”, da Universidade Federal do Rio Grande. A iniciativa visa promover a reflexão acerca da igualdade e equidade dos gêneros no âmbito do espaço escolar e fora dele.
Assessoria de Comunicação/PMRG