1ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down

De 21 a 28 de março, o município do Rio Grande realizou a “1ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down”, instituída a partir da LEI municipal 8.135, de 08 de agosto de 2017, que visa realizar um conjunto de ações do Poder Público Municipal e da sociedade civil organizada voltadas para a compreensão, o apoio, a educação, a saúde, a qualidade de vida, o trabalho e o combate ao preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down.

Neste contexto, a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, mobilizou as escolas da rede pública municipal de ensino a realizarem, neste período, atividades e ações que dessem destaque para a temática.

Na tarde do dia 21 de março, Dia da Síndrome de Down, a SMEd convidou as escolas a participarem e prestigiarem o evento alusivo à 1ª Semana Municipal sobre a Síndrome de Down, organizado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através  das Secretaria de Município da Saúde e demais Secretarias de Município, que trouxe muita informação e divulgação sobre os serviços disponibilizados na Cidade para o público-alvo em destaque e, também, através de palestras com profissionais das áreas da Saúde e Educação.

No dia 22 de março, foi organizado o Dia “D” de Valorização e Conscientização sobre a Síndrome de Down, na escola. Nesse dia, todas as escolas da rede municipal realizaram ações voltadas à temática, como: palestras, distribuição de panfletos informativos, contação de histórias, teatros, exposições de trabalhos dos estudantes com NEE – Necessidades Educacionais Específicas, atividades artísticas, entre outras, envolvendo não só alunos, funcionários e professores, mas também familiares e a comunidade em geral.

Sobre o Dia “D” de Valorização e Conscientização sobre a Síndrome de Down, na escola, a SMEd, através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, parabeniza toda a rede municipal de ensino pela adesão à ação e, principalmente, pelo entusiasmo e criatividade que demonstraram com a realização das atividades planejadas. O dia “D” deu o destaque merecido à causa e se constituirá um marco inicial de reflexões e ações investidas em nosso Município.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NDI