SMEd promoveu “II Encontro Anual de Capacitação para as Manipuladoras de Alimentos”

Nos dias 05 e 06 de dezembro, a Secretaria de Municṕio da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), promoveu o “II Encontro Anual de Capacitação para as Manipuladoras de Alimentos”, com a presença de 155 profissionais, totalizando 62 escolas presentes, o que representa um percentual de 75% de participação.

 

Com a realização do evento na própria sede do NAE, oportunizou-se às participantes a possibilidade de conhecerem mais sobre o funcionamento da equipe e da estrutura que compõem a logística da Alimentação Escolar, em todas as suas etapas e processos.

De forma agradável e dinâmica, foram repassadas pela equipe técnica do NAE informações e conhecimentos pertinentes ao desempenho das funções das Manipuladoras, dentre estes:

  • Informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  • as necessidades nutricionais dos estudantes por faixa etária e modalidades educacionais, com os valores médios de cada refeição;
  • a importância da introdução do pescado na Alimentação Escolar e a evolução da aceitabilidade no decorrer dos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017;
  • a ampliação da oferta de produtos hortifrutigranjeiros, de 7 para 23 itens;
  • atualização sobre os produtos específicos para patologias alimentares;
  • os papéis dos diferentes agentes envolvidos na Alimentação Escolar: nutricionistas, gestores, manipuladoras e professores.

Após foi disponibilizado o espaço para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas. Todas manipuladoras participaram de um animado “Quiz de Conhecimentos”, onde as vencedoras foram agraciadas com uma cesta de presentes, sendo que todas as participantes receberam uma pequena lembrança. Todos os brindes foram doados pelos fornecedores, assim como o saboroso café com quitutes que todos os presentes puderam degustar enquanto confraternizavam com os colegas.

Conforme a coordenadora do NAE, a nutricionista Rita Nascente Caetano, “são momentos como estes que, além de proporcionar a capacitação técnica das manipuladoras, possibilitam que estas profissionais percebam o significado de sua atuação na escola também no âmbito da aprendizagem. São elas que com sua competência, cuidado e carinho colaboram para que os estudantes tenham melhores condições de aprendizagem, na medida em que suas necessidades nutricionais estão atendidas, dentro da competência da escola. São momentos de valorização para estas profissionais“.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE