- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da parceria entre o Núcleo de Educação Infantil e o Núcleo de Orientação e Supervisão Escolar, reuniu-se, no dia 20 de novembro, no Auditório da Escola Municipal para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, com os coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil para tratar sobre a “Sacola Formativa” e o documento da “Base Nacional Comum Curricular” para a Educação Infantil (BNCC).
Inicialmente, foram repassados informes gerais e, após, foi apresentado o relato da “Sacola Formativa” pela coordenadora Pedagógica da EMEI Nilza Alves Gonçalves, Professora Eduarda Porciúncula. Na sequência, foi iniciada a discussão sobre a Educação Infantil na terceira versão da BNCC, documento este de caráter normativo, que estabelece direitos de aprendizagem e desenvolvimento, e campos de experiências, que se propõem a acolher as situações e experiências da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
Na ocasião, os coordenadores Pedagógicos puderam discutir sobre a temática do encontro em pequenos grupos, traçando ideias e posicionamentos em torno dos campos de experiências, e socializando-os posteriormente. “Esses momentos de trocas de experiências e saberes contribuem significativamente para a prática educativa e fortalecem o fazer pedagógico, as propostas das escolas e os eixos que norteiam o trabalho na/da Educação Infantil”, destacou a coordenação do Núcleo.
Durante o encontro, os coordenadores Pedagógicos puderam dialogar uns com os outros, ampliando os conhecimentos sobre a BNCC e, principalmente, legitimando a importância de articular as práticas pedagógicas vivenciadas nas escolas aos documentos orientadores para a Educação Infantil.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Infantil