SMEd lançou a Revista Digital “Escritas pelo Rio Grande – Uma cidade para se amar” no dia 22

Na tarde do dia 22 de novembro, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizou, no Anfiteatro do IFRS, a Cerimônia de Lançamento da Revista DigitalEscritas pelo Rio Grande – Uma cidade para se amar”, bem como o “Sarau Literário” relativo aos “280 anos de fundação da cidade do Rio Grande”.

A “Revista Digital” é fruto das ações promovidas nas escolas da rede pública municipal de ensino pelo Projeto “Escritas pelo Rio Grande – Uma cidade para se amar”, desenvolvido ao longo deste ano pelos Núcleos Pedagógico da SMEd: Anos Finais, Anos Iniciais, Educação Ambiental e Patrimonial, Bibliotecas, Tecnologia Municipal e Educação de Jovens e Adultos.

O Projeto da SMEd, que envolveu 24 escolas municipais e 1.265 participantes, objetivou oportunizar atividades com vistas a despertar o prazer da leitura, aguçando o potencial cognitivo e criativo dos estudantes, possibilitando, assim, o acesso aos diversos tipos de textos, buscando efetivá-los enquanto processo de leitura e de escrita. Além disso, o Projeto também buscou o enriquecimento de conhecimentos sobre nosso Município, fazendo alusão aos “280 anos de fundação da cidade do Rio Grande”.

Dentre as ações desenvolvidas pelo Projeto, podemos destacar: as formações realizadas nas escolas, pelas assessorias envolvidas, com palestras, exposição de vídeos, rodas de conversa, curiosidades sobre o Patrimônio Material e Imaterial do Município, bem como os  seus pontos turísticos, abordando, também, tanto os aspectos históricos quanto geográficos de Rio Grande. Também foram realizadas Oficinas sobre Gêneros Textuais, envolvendo prosa, verso, folder, convite, acróstico, crônica e reportagem.

Os textos, em prosa e verso, produzidos pelos alunos participantes do Projeto, estão incluídos na coletânea da publicação digital, a qual pode ser acessada no site da SMEd. Alguns desses textos foram apresentados no “Sarau Literário dos 280 anos de fundação da cidade do Rio Grande”, momento de grande emoção para todos os presentes à Cerimônia.

SMEd
Roberton Reis