- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
Na tarde da última terça-feira, dia 21 de novembro, alunos de quatro escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Grande, que participaram da “XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)”, receberam, no Salão Nobre da Prefeitura, medalhas de reconhecimento da Prefeitura do Rio Grande.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, em todo o território nacional. A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos educandos pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins. A prova é aplicada em todo o país num mesmo dia e distribuída em quatro níveis distintos:
- Nível 1: Alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental;
- Nível 2: Alunos do 4º ao 5º Ano do Ensino Fundamental;
- Nível 3: Alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental;
- Nível 4: Alunos do Ensino Médio do Ensino Fundamental;
Neste ano, as escolas da rede municipal de Rio Grande que participaram da OBA foram: EMEF Bento Gonçalves, EMEF Cipriano Porto Alegre, EMEF Mate Amargo e EMEF Prof.ª Marília Rodrigues Santos. Ao todo, 252 alunos da rede municipal participaram desta 20ª edição da Olimpíada.
Participaram da cerimônia de premiação da “XX OBA”, o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Felipe Alonso, representando o secretário da Educação, André Lemes; a coordenadora da OBA na SMEd, Maria da Graça Marques; pais, professores, diretores e alunos que foram destaque na Olimpíada.
De acordo com o prefeito Alexandre, “o melhor e maior investimento que o Município faz é na área da Educação. Quando participo de premiações como esta, tenho a certeza de que nossos jovens se apropriaram deste investimento feito. Nosso maior desafio é dar oportunidade de aprendizado a todos. Agradeço a cada professor, cada diretor e cada pai de aluno por fazerem parte desta construção diária. Parabéns, especialmente a vocês, estudantes, que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”.
A coordenadora da Olimpíada na SMEd falou da satisfação em construir o processo: “É um trabalho imenso, mas muito gratificante, que vale a pena. Vocês merecem e terão muito mais que medalhas, não tenho dúvida. Meu pedido é que se multipliquem as escolas da rede pública de ensino participantes da Olimpíada a cada ano”.
SMEd
Roberton Reis